Dívidas

Como manter o nome limpo: conheça 5 dicas para ajudar a ficar no positivo


Quem já teve dívidas, sabe que manter o nome limpo é essencial para a saúde financeira, impactando até na saúde mental.

Para evitar grandes problemas, é muito importante o esforço para manter o cadastro positivo e deixar os problemas da vida financeira para trás.

É muito importante ter o nome limpo e essa não é uma tarefa fácil para muitos brasileiros. Depois de conseguir quitar as dívidas, ainda surgem algumas dúvidas como, por exemplo:

Quanto tempo leva para meu nome sair da Serasa? O que fazer para não entrar no vermelho de novo?

Com a correria do dia a dia, é comum esquecer-se de pagar alguma conta na data exata, porém, não deixar as contas em dia pode resultar em consequências desagradáveis, como o nome sujo, por exemplo. Para evitar essa situação, algumas medidas podem ser tomadas.

Entenda como é possível manter o nome limpo

enter image description here

Mantenha a sua organização

Um bom planejamento financeiro começa a partir da organização, por isso, lembre-se de organizar seus gastos no início do mês, destinar dinheiro aos investimentos corretos e evitar compras por impulso.

O pensamento organizado também pode ser um grande aliado para lembrar-se de gastos fixos que devem ser anotados, sendo uma boa estratégia para o controle financeiro, o que te ajudará a manter o nome limpo.

Priorize seus gastos

Em conjunto com o primeiro tópico, priorizar os gastos será um grande suporte para prever os extratos e auxiliar na poupança. Para isso, basta analisar se os gastos existentes são realmente necessários e avaliar aquilo que pode ser cortado da lista de compras.

Assim, o consumo consciente irá evitar que o dinheiro seja destinado a compras secundárias que dificultem os pagamentos fixos e prioritários.

Use o cartão de crédito com sabedoria

O uso indevido do cartão de crédito é um dos maiores responsáveis pelo gasto excessivo e pela criação de novas dívidas, o que pode dificultar manter o nome limpo.

Nesse sentido, para possuir um cartão de crédito, é importante ter consciência de que seu uso desregrado resulta em prejuízos. Diminuir o uso do cartão e destiná-lo apenas para compras específicas, pode ser uma boa alternativa para evitar gastos desnecessários.

Anote datas importantes

Para evitar o desespero de lembrar tarde demais, anotar datas importantes como o vencimento de pagamentos, é uma excelente maneira de se manter em dia com as contas e evitar o nome sujo.

Pagar as contas na data correta evitará as pequenas multas e juros sobre o valor do serviço que, apesar de parecerem pequenas, quando acumuladas fazem uma grande diferença.

Por isso, separe um dia para anotar ou definir lembretes no celular pontuando as datas exatas para pagar as contas. Dessa forma, ficará mais difícil esquecer os prazos e o controle financeiro se manterá em ordem..

Use o décimo terceiro

banner acordo quero quitar

A primeira parcela cai até 30 de novembro. Normalmente as empresas pagam no último dia de novembro. Mas, por conta da antecipação de férias, o 13º pode ser pago a partir de 1º de fevereiro.

A segunda parcela cai até dia 20 de dezembro.É aqui que os descontos aparecem. Na segunda parcela, você terá os descontos do Imposto de Renda Retido Fonte (IRRF) e INSS. Não tem como fugir.

Ter uma reserva financeira também é uma boa opção caso seja possível você reservar uma parte do seu salário para guardar. Muitas vezes, as dívidas surgem por conta de emergências, sejam elas de saúde, familiar, um acidente ou outra coisa que pode exigir muito dinheiro. Não podemos prever emergências, mas o que é possível fazer é manter uma quantia reservada para não passar apuros.

Agora que você já sabe como fazer para manter o nome limpo, mãos à obra e boa sorte!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP