Crédito

Score: para que serve e quais são as vantagens?


O que é um score positivo?

Um score positivo é uma sinalização de que a sua situação financeira está em dia, ou seja, que você não é um inadimplente. Com ele, as empresas têm mais confiança em conceder crédito e isso sem dúvidas abre muitas portas e oferece uma série de vantagens.

Como funciona um score positivo?

enter image description here

O score de crédito é uma pontuação baseada nos hábitos de pagamento criada por algumas empresas. Ele leva em consideração, também, a relação do consumidor com o mercado de crédito.

Isso significa que, para calcular seu score, são considerados diferentes aspectos de sua vida financeira conforme os parâmetros estabelecidos pela empresa que fornece o score. Exemplo:

  • Se você paga suas contas em dia

  • Se recorre a empréstimos com frequência

  • Se tem dívidas pendentes

Desta maneira, o score de crédito indica a probabilidade de você honrar seus compromissos financeiros sem atrasos.

Quanto mais alta for a pontuação de crédito de uma pessoa, maiores serão as chances dela pagar suas contas em dia. Assim, um score positivo é aquele que se encontra nas faixas mais altas.

Quem calcula o score de crédito?

A pontuação de crédito ou score dos consumidores é calculada por birôs de crédito. Alguns birôs utilizam as seguintes faixas de classificação:

  • de 0 a 300 pontos: ruim
  • de 301 a 500 pontos: regular
  • de 501 a 700 pontos: bom
  • de 701 a 1000 pontos: muito bom

De acordo com essa classificação, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo. No entanto, o ideal é ter uma pontuação acima de 700.

Como é calculado o score?

Muitos dos birôs que atuam com score, consideram os seguintes fatores para o cálculo:

  • Contas pagas em dia ou não

  • Dívidas ativas no CPF

  • Frequência com que se tenta obter crédito

  • Relacionamento com instituições financeiras (por exemplo, tempo você possui determinado cartão crédito)

Com base nessas e outras informações, são aplicados modelos matemáticos que revelam a pontuação, que reflete os hábitos financeiros do consumidor.

Isso quer dizer que não há nenhuma interferência das financeiras, bancos e birôs de crédito na pontuação. É a forma como se lida com as obrigações financeiras que determinam se o score é bom ou não.

É importante ressaltar que os birôs de crédito não calculam a pontuação exatamente da mesma forma. Por isso, a pontuação pode ser diferente de outra apresentada por um banco, por exemplo. Isso se deve às diferenças na metodologia empregada por cada um.

Quais as vantagens de ter um score positivo?

banner acordo quero quitar

  • Com um score positivo, os bancos e instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência e atrasos é baixo.
  • Taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento do crédito.
  • Mais possibilidades de negociar dívidas.
  • Menos burocracia na hora de contratar crédito.
  • Maiores chances de aprovação de cartão de crédito.

Conclusão

A pontuação de crédito é um grande indicador de que sua vida financeira está sob controle, sem risco de inadimplência.

Tendo um bom score você tem mais fácil acesso a empréstimos, financiamentos, crediários, etc. E em geral com melhores taxas e condições de pagamento.

Mantenha suas contas em dia e livre-se de apuros na hora de uma emergência.

Para isso você pode contar com a ajuda da QueroQuitar (opens new window). Em nosso site você encontra diversas empresas credoras dispostas a oferecer descontos de até 99% para a quitação de uma dívida. E com a vantagem de ter facilidades nas condições de pagamento.

É super rápido, prático e seguro. Para dar uma olhada, basta fazer uma consulta totalmente grátis com seu CPF (opens new window). Dê uma conferida!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP