Crédito

Cuidados importantes na hora de realizar compras online com cartão


Chegou a tão esperada Black Friday que acontece em todo o país, e nada como aproveitar a chuva de ofertas em novembro nos mais variados sites, não é mesmo? E fazer compras pela internet é prático, afinal as compras online estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros, mas é importante ficar atento à segurança.

É nessa época que muitas lojas virtuais acabam oferecendo produtos em promoção com preços mais baixos, ou oferecem parte do seu dinheiro de volta nos casos de cashback, cupons de desconto, entre outras ofertas. Mas também é nessa época durante a Black Friday, que acontecem muitas fraudes e golpes.

Então continue lendo esse artigo e veja a seguir os cuidados para proteger os dados do seu cartão de crédito nessa Black Friday. Para auxiliar os consumidores na hora de comprar em lojas virtuais, a QueroQuitar separou algumas dicas que podem ajudar.

Confira dicas importantes para compras online na Black Friday

Black Friday

A tão esperada Black Friday, que na sua origem inicialmente era só na última sexta-feira do mês, mudou. Hoje ela pode durar o mês de novembro inteiro e com todo tipo de promoção. Muitas até difíceis de acreditar. É aí que você precisa ficar ligado para não cair em ciladas, é importante tomar cuidado para que o cartão não seja clonado ou tenha os dados roubados. Como já citamos aqui, o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas para compras online, no entanto, reforçamos que apesar da praticidade é fundamental ter cuidado ao usar seu cartão no e-commerce.

10 dicas importantes para proteger seu cartão em compras online:

Segurança digital

01-) Não salve dados pessoais no navegador: Ao comprar pela internet, os navegadores tendem a armazenar os dados do usuário para que as compras futuras sejam efetuadas com mais comodidade. Por mais que pareça algo prático, a situação pode gerar problemas para os consumidores. Contudo, é mais seguro não salvar suas informações e preencher novamente os dados sempre que for realizar uma transação em lojas virtuais. Para isso, é necessário desativar o preenchimento automático no navegador em uso. Confira a seguir como desabilitar o recurso.

02-) Pague suas compras online com o cartão virtual: O cartão virtual é uma das opções para realizar compras pela internet e pode também ser uma das mais seguras. É possível configurar a versão digital do cartão, para que ele seja utilizado de forma temporária, podendo ser excluído automaticamente ou pelo próprio usuário. Esta forma de pagamento não substitui o cartão físico do cliente e as compras feitas são associadas regularmente à fatura do usuário. Ele modelo permite apenas uma compra, assegurando maior proteção no e-commerce para evitar golpes em compras online. A maioria dos bancos oferece a opção de gerar um cartão virtual que pode ser utilizado para realizar compras online. O diferencial dele é que o número do cartão de crédito ou o código de segurança - CVV são alterados com frequência para evitar fraudes.

03-) Tenha um cartão pré-pago: O cartão pré-pago é uma opção que funciona como um cartão de débito. Na prática, o cartão pré-pago funciona como um celular pré-pago: o uso é limitado ao valor que for depositado nele. Apesar de ser usado como cartão de crédito no momento da compra, o cartão pré-pago não permite parcelar transações.

04-) Adicione camadas extras de segurança: Algumas opções de cartão de crédito possuem uma camada extra de segurança, para que os usuários possam fazer compras com mais segurança. Um exemplo é a marca Mastercard, que utiliza a tecnologia Mastercard Identity Check. Ele permite que os clientes verifiquem suas compras antes de comprá-las. Portanto, é mais fácil identificar tentativas fraudulentas. Já as tecnologias que agregam uma camada extra de segurança para os vendedores, podem não estar presentes em todos os sites, já que cabe ao lojista decidir qual usar. Se a loja online usar recursos de segurança, os clientes que fizerem compras receberão uma confirmação no aplicativo do cartão de crédito em seu telefone.

banner acordo quero quitar

05-) Esteja atento à sua fatura: É importante sempre estar atento ao valor da fatura do cartão de crédito, checando as compras registradas é possível verificar com facilidade a existência de lançamentos que não foram efetuados. Uma recomendação é ativar as notificações de apps de cartões sobre cada compra, dessa forma o usuário é informado sobre qualquer movimentação envolvendo o crédito na hora que ela ocorre.

06-) Use aplicativos confiáveis e obtidos através de meios oficiais: Utilize aplicativos seguros para compras. Por exemplo, nunca faça transações em aplicativos de lojas virtuais que não tenha sido instalados corretamente pelo Google Play Store para Android e App Store para iPhone. Ao realizar compras online, verifique se o site possui um certificado de segurança, que é a figura de um cadeado que aparece ao lado da URL, além do HTTPS no início. Isso Significa que as transações realizadas trocam informações criptografadas, e que não podem ser capturadas por um invasor. Evite cadastrar seu cartão em aplicativos desconhecidos

07-) Cuidado com e-mails e SMS falsos: Observe o remetente das mensagens. Pessoas mal-intencionadas tentam obter vantagens ilícitas por meio de e-mails e SMS contendo vírus. Sempre desconfie de qualquer mensagem enviada por um remetente desconhecido ou de um número fixo, por exemplo. Geralmente em caso de golpe, no corpo da mensagem, o usuário é induzido a abrir um link malicioso, que irá redirecioná-lo para uma página falsa. Lá, geralmente são solicitadas informações pessoais - como nome completo, CPF e dados bancários, por exemplo -, que, se preenchidas, podem facilitar o roubo de dados sigilosos.

08-) Fique de olho nas faturas falsas: Outro golpe comum, mas que ainda engana muita gente, é a emissão de faturas ou boletos bancários falsos. Optou por receber a fatura impressa? Então, jamais descarte o documento diretamente na lixeira. A fatura contém seu nome e endereço completos, além de outras informações do cartão. Para sua segurança, rasgue o papel em pedaços pequenos nos campos em que constam os seus dados e descarte as partes em lixeiras separadas. Não menospreze a capacidade de uma pessoa maldosa juntar os pedaços e recompor o documento.

09-) Não entregue o seu cartão para ninguém: Em estabelecimentos comerciais, é comum que o garçom queira segurar seu cartão na mão, ou levá-lo a outro local para realizar a operação de pagamento. Se isso acontecer, acompanhe o funcionário até a máquina que irá passar o cartão, para garantir que ela não anote seus dados ou tire uma foto do cartão de crédito.

10-) Não compartilhe os dados ou imagens do seu cartão: Evite deixar fotos do cartão armazenadas em seu celular. E não compartilhe dados do cartão nas redes sociais ou por WhatsApp, pois podem ocorrer vazamentos, perda ou invasão do dispositivo, e roubo dos seus dados.

Como acontece o roubo de dados?

Uso do cartão de crédito online

Os fraudadores se utilizam de várias alternativas para capturar os dados do cartão de duas vítimas. Seja por meio de compras em lojas virtuais falsas ou sem segurança. Ou cadastro do cartão em aplicativos não confiáveis também é uma estratégia muito utilizada. Uma das alternativas menos tecnológica, porém muita utilizada, ocorre quando as pessoas mandam fotos ou entregam o cartão na mão de terceiros que tiram foto ou anotam os dados.

É preciso ter em mente que apesar da praticidade e benefícios, os cartões de crédito ainda são instrumentos muito visados para fraudes, justamente por reunirem algumas facilidades. As operadoras investem alto em mecanismos de segurança, mas, ainda assim, golpes podem acontecer. Então, faça a sua parte e aprenda a se proteger.

Mesmo com todos os cuidados, se você acabar descobrindo algum compra fraudulenta, entre em contato com seu banco para solicitar o bloqueio e relate instantaneamente transações financeiras que você não fez com seu cartão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP