Crédito

Empréstimo para Negativados: como conseguir


Com a maior parte dos brasileiros endividados, uma boa parte está negativado. Ou seja, o popular “nome sujo”. Situação que acontece quando a pessoa deixou de efetuar o pagamento de uma conta e a empresa onde ela fez a compra ou utilização do serviço , colocou seu nome na lista dos órgãos de proteção ao crédito.

E aí que surge a dúvida. Existe empréstimo para negativados?

A resposta é sim, existe. Algumas empresas são especializadas em oferecer linhas de crédito para negativados. A única questão é que é bem provável que as taxas de juros sejam mais altas do que para quem está com o nome limpo.

Acompanhe o artigo e descubra como solicitar e quais as opções.

Em primeiro lugar: cuidado com as fraudes

Solicitar um empréstimo para negativados exige um cuidado redobrado. E nesse momento, por estar mais vulnerável, é mais comum cair em fraudes e taxas abusivas. Por isso é nessa hora que se deve ficar atento e pesquisar e analisar as empresas e opções, para não cair em nenhuma armadilha.

A segunda coisa a se fazer, é avaliar se compensa realmente solicitar um empréstimo para negativados. Para isso, veja qual o objetivo desse empréstimo. O melhor é que seja para algo urgente ou inadiável. Se não for uma emergência, pense bem se vale a pena.

Para ajudar, aqui vão algumas dicas.

Taxa de Juros

Como o solicitante é alguém que está negativado, o mercado e as empresas que oferecem crédito, entendem que esse tipo de cliente oferece um risco maior de não pagamento. E se não houver garantias então, como um imóvel, veículo ou algum tipo de bem em nome do solicitante, mais alto será a taxa de juros do valor emprestado.

Aposentados e pensionistas

Se você é aposentado ou pensionista, existem boas opções. Os bancos e financeiras costumam oferecer boas condições mesmo para pessoas com nome sujo, nesses casos. Isso acontece, pois como o solicitante recebe um benefício de aposentadoria ou pensão, o empréstimo pode ser descontado direto da folha de pagamento. Assim o risco de não pagamento cai para praticamente zero, o que é uma garantia para quem está emprestando o valor.

Funcionários de empresas privadas

Como no caso anterior , funcionários de empresas privadas podem ter o desconto das parcelas do empréstimo em suas folhas de pagamento. Assim também , o risco de inadimplência é mínimo. Isso possibilita juros mais baixos e facilidades na contratação. A diferença aqui é que a empresa onde o solicitante trabalha, precisa ter convênio com a instituição financeira ou banco que está oferecendo o empréstimo.

Cheque como garantia

Outra opção, é a solicitação de empréstimo para negativados por meio de folhas de cheque como garantia. Nessa modalidade, como o solicitante está negativado, os cheques devem ser de um terceiro, que será o fiador ou avalista. Apesar do cheque ser a garantia, como não é algo tido como muito seguro para bancos e financeiras, os juros não são tão em conta quanto um empréstimo consignado. A vantagem neste caso para o credor, é no caso de não pagamento, poder protestar o avalista ou fiador que deu os cheques como garantia.

Imóvel como garantia

Dar um imóvel como garantia é uma prática bastante utilizada para quem está negativado. É preciso que o solicitante tenha um imóvel em seu nome, o que é considerado pelas instituições financeiras uma garantia segura. Isso possibilita a utilização de taxas de juros mais baixas. Aliás os empréstimos para negativados que usam imóvel como garantia, são os que oferecem taxas juros mais em conta.

Veículo como garantia

Assim como o imóvel, também é possível dar como garantia um veículo em nome do solicitante. Também é considerado um tipo de empréstimo para negativados seguro. O juros é baixo, não tão em conta quanto o dos empréstimos que tem o imóvel como garantia, mas ainda é competitivo. Como o imóvel, se o solicitante não pagar, pode acabar tendo o veículo apreendido.

Empréstimo pessoal

Existem financeiras que oferecem a possibilidade de fazer empréstimo pessoal para negativados, sem garantia. A diferença aqui é que, como não existe qualquer garantia, o juros cobrado pode ser até o dobro dos juros praticados. Juros de empréstimo pessoal desse tipo, podem chegar a 15% ou 20% ao mês. Então avalie bem essa opção, pois ao tentar resolver um problema, você pode acabar criando outro maior. Por isso, só faça esse tipo de empréstimo, se não tiver nenhuma outra opção e precisar mesmo do valor.

Documentos para solicitar empréstimo para negativados

Mão feminina segurando saco de dinheiro, do qual saem flutuando três saquinhos menores com dinheiro.

Hoje muitos empréstimos são pré-aprovados, disponíveis para os clientes de bancos até em seus aplicativos e área restrita de suas contas. Já um empréstimo para negativados, não tem como pular etapas como a documentação ou avaliação de score de crédito.

Aliás, se quiser saber mais sobre esse assunto, leia o artigo “Score: saiba como consultar e o que é (opens new window)”.

Para análise de crédito e solicitação do empréstimo, são pedidos alguns documentos, que são normalmente os solicitados para outros tipos de empréstimo que não são pré-aprovados. São eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço (normalmente dos últimos três meses);
  • CLT (os dois últimos holerites);
  • Autônomos ou empresários: 2 últimos meses do extrato movimentado.

Bancos e financeiras que fazem empréstimos para negativados

Para ajudar nessa questão, separamos alguns bancos e financeiras que fazem empréstimos para negativados:

  • Banco Pan-americano
  • Simplic
  • Bradesco
  • Agibank
  • Santander
  • Crefisa
  • Banco BMG
  • Creditas
  • Banco Cacique.
  • Itaú.
  • BV Financeira

Qual a melhor opção?

banner acordo quero quitar

Com certeza, você deve estar se perguntando qual é a melhor opção ou melhor jeito para conseguir um empréstimo para negativados. Eu sei que talvez não seja a resposta que queira ouvir, mas a melhor opção ainda é limpar o nome.

Com o nome limpo, uma série de fatores facilita a tomada de um empréstimo: menor taxa de juros, mais facilidade de crédito e mais opções.

Então, o ideal é tentar conter os gastos, verificar e analisar todas as dívidas que tem, negociá-las, para então com o nome limpo solicitar um empréstimo.

Caso queira verificar quais dívidas tem aberto, uma maneira é acessar a QueroQuitar (opens new window). Na plataforma, você pode verificar se sua dívida está com a dos nossos credores parceiros e escolher a melhor oferta com ótimas condições para pagamento. A consulta é gratuita e em poucos cliques você consegue fazer a pesquisa.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP