Crédito

Como funciona o boleto com QR Code para pagar no Pix?


Efetuar pagamentos via boleto é algo muito utilizado por grande parte dos brasileiros. É um dos meios de pagamentos que existe há um bom tempo e muito conhecido do consumidor.

Antes o pagamento de boletos só era possível direto no caixa de um banco. Com a evolução da tecnologia, as formas de pagar um boleto ficaram mais modernas, facilitando a vida dos usuários.

Primeiro vieram os pagamentos direto nos caixas automáticos, com leitura do código de barra, depois começou a ser possível digitar o código de barra via internet banking, que logo evoluiu para leitura automática tanto via computador como em smartphones.

Agora, para melhorar ainda mais a vida do consumidor, a forma de pagamento evoluiu, sendo possível o pagamento de boleto com QR Code para pagar via Pix. Para saber como funciona esse novo serviço, continue a ler este artigo.

O que é preciso saber antes para entender o pagamento de boleto com QR Code?

Antes de mais nada, para entender como ocorre o pagamento de boleto com QR Code para pagar via Pix, é preciso primeiro saber como funcionam duas coisas:

O que é o Pix?

O Pix é uma nova forma de transferência bancária que disponibiliza transferências instantâneas a qualquer momento do dia.

É um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil em 2020, que possibilita transferências eletrônicas de qualquer valor entre pessoas físicas, empresas e o governo.

O Pix surgiu para que não existam mais cobranças de tarifas para transferências e para que essas aconteçam de forma rápida, diferente de serviços como o DOC e TED oferecido pelas instituições Financeiras e bancos.

O que é o QR Code?

Código de resposta rápida é o nome completo do QR Code, em inglês: Quick Response Code. Pode-se dizer que o QR Code é uma evolução do código de barras.

Ele consiste em um gráfico 2D - o código de barras comum usa apenas uma dimensão, a horizontal, enquanto o QR usa a vertical e a horizontal - que pode ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares.

É por meio do QR Code que é possível transmitir mensagens, informações, dicas ou qualquer outro conteúdo de interesse. Ele pode conter um texto, um link, uma localização GPS, um contato, um e-mail, um número de telefone, um SMS, link para um site e agora os dados para pagamento de boletos.

O pagamento de boleto com QR Code via Pix

Atualmente, o uso de documentos burocráticos para pagamento, que levam dias para serem analisados e conferidos pelos bancos estão cada menos sendo usados.

Com a maioria hoje tendo em mãos os pequenos e poderosos smartphones, que tornaram possível a utilização do internet banking por meio de aplicativos, fazer compras e pagar dívidas nunca foi tão fácil, rápido e prático.

Se antes os boletos já facilitavam os pagamentos, o surgimento do QR Code, hoje é o que existe de mais simples e seguro em relação a pagamentos.

Então porque não unir o PIX e o QR Code? Essa nova opção que surgiu possibilita pagamentos em segundos, sem sair de casa, sendo uma boa opção tanto para quem paga, como para quem recebe. Por que?

Veja alguns motivos:

  • Rapidez e fluidez: pagamento realizado em poucos segundos;
  • Identificação Automática: não é necessário análise e conferência manual, pois é feita de maneira automática e segura;
  • Conforto: o usuário pode fazer o pagamento sem sair de casa e ocupar tempo do seu dia;
  • Integração via API: facilita que lojas físicas e virtuais façam a emissão de boletos, fazendo a integração com o banco, onde o boleto é emitido e registrado, em seguida enviado para o cliente;
  • Menos custos com cobrança e maior controle;
  • Emissão e envio automáticos ao cliente.

Fora esses benefícios, o maior deles percebido por quem paga um boleto com Qr Code via Pix, é não ter que esperar a compensação. O que antes era feito em 2, até 3 dias úteis, agora acontecem de imediato.

Como funciona o pagamento de boleto com QR Code via Pix?

banner acordo quero quitar

Basta com o aplicativo do seu banco aberto no menu Pix na opção “Ler um QR Code'', apontar a câmera do seu celular para o QR Code no boleto que ele de imediato trará todas as informações para quem você está efetuando o pagamento. Desde quem é a empresa, como vencimento e valor a ser pago.

Após conferir essas informações, basta confirmar a operação, para que o pagamento seja efetivado.

Ter cada vez mais opções que facilitem a vida do consumidor e do credor, como um pagamento que pode ser computado na mesma hora é um avanço nas tecnologias de pagamento que deve ser comemorado.

Quanto mais a evolução da tecnologia puder dar a nós opções de tornar mais fácil e segura, transações com as quais antes perdíamos muito tempo, melhor. Que venham mais!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP