Crédito

Cartão de benefício do INSS: como funciona?


O cartão de benefício do INSS, é um cartão de benefício consignado com uma opção de crédito, que funciona de acordo com as regras dos consignados. Ou seja, com desconto diretamente na folha de pagamento do salário ou benefício previdenciário.

O cartão de benefício consignado é recente, e foi criado em 2022, enquanto o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado já estão há mais de dez anos no mercado.

Resumindo, o cartão de benefício consignado é mais uma forma de acesso a crédito com custo baixo, e funciona quase como o cartão de crédito consignado, porém com vantagens exclusivas.

Na prática, o cartão de benefício do INSS funciona como um cartão de crédito tradicional, permitindo compras a prazo (parceladas ou não), e outras funcionalidades específicas, que funcionam como um clube de vantagens.

Tal qual um cartão de crédito comum ou consignado, o cartão de benefício do INSS permite que você pague por produtos ou serviços, e pode ser utilizado em lojas físicas e virtuais – além de permitir saques em espécie.

Qual a função dos bancos?

Todas essas facilidades interferem diretamente no papel dos bancos. As agências bancárias apresentam taxas de juros menores e facilidades de aprovação, como por exemplo, não necessitar consultar o SPC e Serasa.

Com o novo cartão de benefício do INSS, você pode sacar até 70% do seu limite e fazer até 8 pagamentos. No entanto, você precisa saber a taxa de juros aplicável. Com esses valores em mãos, você terá mais segurança nas operações bancárias.

Esse limite de saque de 70% pode variar de banco para banco. As vantagens e benefícios serão diferentes de acordo com o banco que você optar. Fique atento às regras para não cometer enganos.

Muitos bancos já oferecem o cartão de crédito consignado do INSS. Existem agências físicas e digitais que oferecem os serviços que estão disponíveis de acordo com o interesse do cliente.

Veja abaixo a lista dos bancos digitais que oferecem esse serviço:

  • Banco Pan

  • Banco Inter

  • Banco BMG

Ao solicitar o cartão de benefício do INSS, o software fará uma análise de crédito e assim que for aprovado, o cartão será enviado com limite de utilização como quiser.

Para solicitar o cartão de benefícios do INSS, é necessário preencher o formulário da agência com seus dados como: nome, CPF e pessoa de contato.

Quem pode ter o cartão de benefício do INSS consignado?

enter image description here

Desde que surgiu no mercado, no 2º semestre de 2022, o público atendido pelo cartão de benefícios consignado já foi ampliado consideravelmente. Veja quais são: Aposentados e Pensionistas

Quem recebe BPC/Loas - Embora este benefício não dependa de contribuição prévia ao INSS, recentemente ele foi incluído entre os benefícios consignáveis, estando apto, portanto, a permitir a consignação em folha. Como a mudança é recente, o INSS ainda está elaborando as regras do produto.

Servidores Públicos Federais - Os servidores públicos federais não estavam entre os elegíveis para o cartão de benefício do INSS consignado logo que ele surgiu, mas em maio deste ano as regras mudaram.

Agora, existe a previsão legal do cartão de benefício consignado para servidores públicos federais, faltando apenas a regulamentação por parte do governo federal – que não tem previsão de quando irá ocorrer.

Vale dizer que apenas servidores efetivos podem contratar linhas de crédito consignado, dentre elas o cartão de benefício, afinal a estabilidade de renda é um requisito da modalidade. Desse modo, servidores temporários, ocupantes de cargo em comissão e os estagiários, como não contam com estabilidade, não poderão contratar o cartão de benefício consignado.

Vantagens do cartão de benefícios do INSS

banner acordo quero quitar

Veja algumas vantagens do cartão de benefícios do INSS.

  • Taxa de juros baixa

  • Pagamento mínimo da fatura automático

  • Descontos

  • Seguro de vida

  • Auxílio Funeral

  • Disponível para negativados

  • Saque em espécie

Margem consignável do cartão de benefício

Embora vários grupos sejam elegíveis para o cartão de benefício consignado, há variação nos limites de margem que cada um deles pode comprometer com o produto.

Aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais (SIAPE) têm 5% de margem para cartão de benefício consignado, além de 5% para o cartão de crédito consignado e 35% para empréstimo consignado.

Os titulares do BPC podem comprometer até 5% da renda com o cartão consignado de benefício ou com cartão de crédito consignado, além de 30% com empréstimos. Ou seja, não é possível ter os dois cartões ao mesmo tempo.

Cartão de crédito consignado x cartão consignado de benefício

Embora na prática, tenham funcionalidades semelhantes, o cartão de benefício consignado e o cartão de crédito consignado possuem algumas diferenças, que devem ser conhecidas.

O cartão de benefício consignado é acompanhado obrigatoriamente por seguro de vida e por auxílio funeral, além de convênios para descontos em farmácias.

São diferenciais muito atrativos quando comparado ao cartão de crédito consignado.

Este, por sua vez, tem a vantagem de estar disponível na maioria das instituições financeiras, enquanto o cartão de benefícios pode ser um pouco mais difícil de ser encontrado, por ser relativamente novo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP