Crédito

Boleto parcelado: o que é e como funciona?


Hoje já é possível se livrar do temido cartão de crédito e seus juros nas alturas. Como? Antes, diversas lojas disponibilizavam o antigo crediário.

Ou seja, era possível parcelar a compra por meio de um carnê, onde além da data de vencimento, já estavam embutidas taxas e juros do valor a prazo.

Com o tempo essa modalidade ficou para trás, apesar de ser usada ainda em alguns lugares. Mas atualmente surgiu no mercado uma nova maneira de parcelar as compras sem a necessidade de um cartão de crédito. O boleto parcelado.

Para entender o que é essa opção e como ela funciona continue a ler este artigo.

Afinal, o que é boleto parcelado?

Poder pagar por meio de boleto parcelado é uma alternativa muito útil para quem não possui cartão de crédito. Hoje existem sites e plataformas de pagamento que disponibilizam essa função como uma linha de crédito para compras parceladas no boleto.

O parcelamento por meio de boleto, também chamado de crediário digital, permite que o lojista receba todo o valor da venda e que o consumidor consiga dividir o pagamento em parcelas durante um período determinado.

A opção surge com o objetivo de aumentar o alcance do crédito para quem não tem conta bancária, não quer ou não possui limite no cartão de crédito.

Diferente do tradicional crediário, usado por grandes varejistas, o boleto parcelado pode ser oferecido por diversos tipos de estabelecimentos, até aqueles menores, uma vez que utilizam plataformas desenvolvidas para prestar esse tipo de serviço.

Desde lojas e comércios físicos até os que vendem online, podem se beneficiar da modalidade. Algo que trás benefícios tanto para o lojista como para o consumidor.

Como funciona

Para que o consumidor possa utilizar o boleto parcelado, são necessários seguir algumas regras.Veja:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Existe um limite de valor
  • É preciso pré-aprovar o crédito;
  • As compras em sua maioria tem cobranças de juros.

Portanto, antes de tomar a decisão de usar o boleto parcelado, compare os valores e taxas das plataformas disponíveis .

O interessante é que não é necessário comprovar renda, sendo que isso inclui os profissionais autônomos que às vezes não tem como comprovar suas rendas.

Para comprar, basta o cliente escolher os produtos ou serviços em uma loja que tenha parceria com uma das plataformas de boleto parcelado, selecionar essa opção como forma de pagamento - online ou via maquininha - e escolher a quantidade de parcelas

Por parte do lojista, este deve solicitar algumas informações ao cliente, como uma selfie da pessoa e número de celular. Depois de feita a análise de crédito que é bem rápida, o processo é finalizado.

E quanto ao parcelamento?

A quantidade de parcelas sempre será determinada conforme o valor da compra e perfil de crédito do cliente. A loja pode até informar que o parcelamento no boleto vai até 24 vezes, por exemplo, mas isso irá variar de perfil para perfil e de acordo com o valor.

Também é possível que o lojista ofereça parcelamento sem juros. Só vale lembrar que mesmo assim pode haver a cobrança de taxas, como acontece em outras modalidades de crédito.

Como é feito o pagamento do boleto parcelado?

banner acordo quero quitar

O boleto parcelado pode ser pago tanto antes como após o vencimento. No caso de ser pago após o vencimento, o consumidor fica sujeito a multas e juros, que são calculados automaticamente, não sendo necessário solicitar uma segunda via do boleto.

É importante lembrar que, se o consumidor não fizer o pagamento, pode acabar sendo negativado nos órgãos de proteção de crédito e ficar com o nome sujo.

Outra coisa que vale a pena, é que o método é seguro. Tanto para o lojista, pois a aprovação do crédito está ligada ao perfil de renda do cliente, como para o consumidor, que dessa maneira evita o endividamento, uma vez que não se trata de um cartão de crédito, onde tem um limite disponível para utilizar como bem entender.

E esse é ponto importante. Sempre antes de entrar em novo parcelamento, pare e pense. O quanto sua renda já está comprometida com outras coisas?

Tem dívidas para acertar? Se o que irá comprar , não for uma necessidade, quite primeiro uma dívida, para depois entrar em outra.

Não sabe se tem alguma dívida? Acesse aqui (opens new window) de forma gratuita e veja se há alguma dívida em aberto com um dos parceiros da QueroQuitar (opens new window). Se tiver, é possível fechar um acordo de maneira totalmente online com condições especiais para pagamento.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP