Crédito

Bancos antecipam restituição de IR 2022: vale a pena?


Neste ano, a Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda. A entrega que deveria ocorrer em 30 de abril, passou para a data de 31 de maio. Um alívio para quem ainda não fez.

O mais interessante, é que os prazos para a restituição de IR 2022, não foram alterados. Então se você já fez a sua declaração e tem valores a receber, é bom ficar de olho nas datas de restituição.

Mas se mesmo assim, o seu prazo está longe de acontecer, ainda existe uma outra solução. Como em todos os anos, existem bancos que antecipam a restituição do imposto de renda.

Leia o artigo do QueroRenda, saiba quando acontecem as restituições e como fazer caso queira solicitar a antecipação de IR 2022 por meio dos bancos.

Quando ocorre a restituição de IR 2022?

mãos masculinas digitando em uma calculadora e fazendo anotações em um papel em uma mesa de escritório.

Conforme dito antes, apesar da prorrogação do prazo do prazo para o contribuinte realizar a declaração, a Receita Federal não alterou o calendário de lotes de restituição do IR 2022.

Então para os que tiverem valores a restituir, o dinheiro será liberado pela Receita Federal entre maio e setembro de 2022. E uma das novidades é que poderá ser recebido via PIX.

No total, serão 5 lotes, sendo que o primeiro lote terá início em 31 de maio. A prioridade deste primeiro lote será para pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, além de contribuintes que têm como maior fonte de renda o magistério. Os demais lotes, terão como regra para a restituição, a data de envio da declaração.

Veja o calendário com as datas de restituição de IR 2022

  • 1º lote – 31 de maio
  • 2º lote – 30 de junho
  • 3º lote – 29 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 30 de setembro

Como antecipar a restituição do imposto de renda 2022?

Depois de 2 anos de pandemia com a situação econômica do país em estado crítico, retorno da inflação, realmente não está fácil para ninguém. Então é normal muitas pessoas recorrem a empréstimos e financiamentos para tentar colocar a vida financeira em dia.

Uma opção, que é oferecida por diversos bancos já há algum tempo, é a famosa antecipação do imposto de renda. O que vale lembrar, que apesar do nome suave, a antecipação não nada mais do que o velho empréstimo feito pelos bancos. E isso quer dizer que existem juros.

Em geral, os juros em antecipação de imposto de renda, são menores do que os cobrados nos empréstimos pessoais tradicionais. Então se for utilizar o valor para quitar outras dívidas com juros maiores, vale a pena.

Quais as desvantagens

Data de pagamento

A data de pagamento da antecipação será a data em que a Receita Federal fará a restituição. O incerto nessa questão é que a Receita pode não fazer a restituição na data programada. O que pode acontecer devido a um atraso no lote, ou por o contribuinte ter caído na malha fina. E isso é um risco em relação a antecipação.

Sem parcelamento

Nesse tipo de empréstimo oferecido pelos bancos, como se trata de uma antecipação, o pagamento no vencimento definido é feito em um único pagamento. Não existem opções de parcelamento.

Com esses dois principais pontos, é importante pensar bem antes de solicitar a antecipação junto aos bancos, pois se você na data do pagamento não tiver outra fonte para pagar o antecipação, isso pode acabar gerando um problema, com algo que deveria ser uma solução.

Lembrar também que o pagamento será feito em única parcela, é saber que você não deve contar com o dinheiro da restituição, pois já se comprometeu, ao solicitar a antecipação.

Vantagens da antecipação de IR 2022

Juros mais em conta

Como a antecipação do imposto de renda é praticamente um empréstimo com garantia, pois ele só é liberado se o contribuinte tem restituição a receber, os juros são baixos do que o de um empréstimo CDC por exemplo.

A própria antecipação

O fato de poder antecipar um valor que o contribuinte só irá receber, por exemplo no fim do ano, é uma vantagem. Isso claro, vai depender o fim que irá para o valor, pois haverá juros no pagamento.

Como solicitar a antecipação

banner acordo quero quitar

O primeiro passo é fazer uma pesquisa entre alguns bancos, para comparar o juros em relação a antecipação. Em seguida, após decidir qual será a instituição financeira, será necessário passar por uma análise de crédito. Nessa etapa será levado em conta tanto o score de crédito do contribuinte, como o valor que terá de restituição.

É possível que o banco em diversos casos não libere todo o valor que a pessoa tem a restituir, mas sim apenas uma parte. O que ocorre devido a análise de crédito.

Outro ponto importante, é colocar os dados de sua conta do banco em que pretende solicitar o empréstimo para o depósito da restituição. Isso é uma segurança que o banco terá de que a restituição será repassada para ele.

E tem mais uma coisa, que um fator a favor. Se você encontrar uma oferta melhor em outro banco, mesmo já tendo enviado a declaração, é possível fazer uma declaração retificadora e alterar os dados bancários para a instituição em que irá fazer a antecipação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP