O INSS aumentou a margem do empréstimo consignado para 40%. E agora os beneficiários de programas sociais também têm direito a solicitar. Leia o artigo!
Empréstimo Consignado: INSS aumenta margem para aposentados
É aposentado(a) ou pensionista do INSS? Então tem novidades à vista.
Dia 28 de março o INSS aumentou a margem de empréstimo consignado de 35% para 40%. E não para por aí. Agora, além dos aposentados e pensionistas, os beneficiários de programas sociais, também têm direito a solicitar.
Leia o artigo e entenda como funciona o empréstimo consignado, o que avaliar e quais os cuidados necessários antes de solicitar um.
Porque a margem aumentou?
Dados do próprio INSS indicaram que o número de pedidos de empréstimo consignado entre aposentados e pensionistas subiu de 32,5 milhões em 2019, para 40,5 milhões em 2021. E segundo o órgão isso aconteceu devido ao aumento da margem de empréstimo para 40%.
Isso porque em dezembro do ano passado, aposentados e pensionistas do INSS podiam comprometer até 40% de sua renda líquida. O que aconteceu foi que em janeiro deste ano, o percentual da margem foi reduzido para 35%.
Mas o INSS, ao perceber o aumento dos pedidos, decidiu voltar a margem aos 40%. Lembrando que 35% é destinado para empréstimo pessoal e 5% para despesas e saques com cartão de crédito consignado.
E além disso, desta vez, o governo também autorizou que os que recebem benefícios assistenciais como Benefício de Prestação Continuada - BPC / LOAS ou que participem do Programa Auxílio Brasil, possam ter acesso ao empréstimo consignado.
Anúncio
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo, na qual a prestação é descontada diretamente do benefício previdenciário todos os meses. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos também podem solicitar. A diferença é que nos dois últimos casos, as parcelas são descontadas dos salários.
Justamente por ter suas parcelas descontadas direto da folha de benefício ou da folha de pagamento, o que é uma garantia, o juros do consignado é mais em conta do que outros empréstimos, como o pessoal por exemplo.
O que deve sempre se levar em conta, é que o valor a ser liberado depende do valor do salário ou benefício. Isso porque o valor da parcela não deve comprometer a renda.
Recomendações antes de solicitar um empréstimo consignado
É comum ao saber que você tem um crédito disponível, solicitá-lo sem ao menos avaliar se precisa mesmo daquele valor. Quando vemos um dinheiro disponível, nosso cérebro em um primeiro momento, entende aquilo como crédito. Mas é importante, antes de sair fazendo empréstimos, parar e pensar: “Preciso mesmo desse dinheiro”?
Lembre que isso não é de graça, que a partir do próximo mês virão as parcelas. Olhe para ver se elas cabem no seu orçamento. Também não é interessante pegar empréstimos para comprar coisas do dia a dia, como compras de mercado.
Só use um empréstimo para quitar outro, se os juros forem menores e valer a pena. Outra coisa que não é legal é pegar empréstimo para investir o dinheiro. Dificilmente um retorno de investimento maior do que a taxa de juros de um empréstimo.
Conheça mais algumas recomendações antes de pedir um empréstimo consignado.
Recomendações feitas pelo INSS
Empréstimo por telefone
Não faça a contratação de um empréstimo via telefone.
Contrato
Antes de assinar o contrato, leia tudo e com atenção. Principalmente as letras miúdas. Isso evita dores de cabeça futuras.
Crédito indevido
Se aparecer qualquer valor que você desconheça em sua conta, localize de onde veio e fale com a instituição que fez. Veja qual o procedimento para devolver o valor, se não houver solicitado e nem assinado um contrato. Além disso, registre uma reclamação no Portal do Consumidor: consumidor.gov.br.
Aliás, pelo Meu INSS, é possível solicitar o bloqueio de empréstimos consignados indevidos.
Acompanhe suas movimentações
Pelo Meu INSS, você pode acompanhar tanto o crédito mensal do seu benefício, como parcelas do empréstimo consignado.
Cuidado com mensagens
O INSS não entra em contato para oferecer empréstimo consignado, pelos seguintes canais:
- aplicativos como WhatsApp;
- ligação;
- mensagens de telefone;
- E-mails;
- Envio de motoboy.
Nunca passe, de forma alguma, dados e informações como senhas e dados bancários.
Para mais informações
Qualquer dúvida ou mais informações, o beneficiário pode também entrar em contato com o INSS pelo site, aplicativo ou pela Central 135. Funcionamento das 7h às 22h, de segunda a sábado.
Recomendações feitas pelo Banco Central
Contratos
Não assine contratos e propostas em branco.
Ajuda de terceiros
Não aceite a ajuda de pessoas que prometem liberação mais rápida de crédito.
Pagamento adiantado
Não faça qualquer tipo de pagamento adiantado, com a promessa de crédito.
Instituições cadastradas
Verifique se a instituição financeira que está oferecendo o empréstimo é cadastrada junto ao Banco Central. Também confirme se ela é conveniada com sua fonte pagadora. Exemplo: INSS.
CET
Analise o Custo Efetivo Total – CET, que é o custo total da operação em percentual. Veja se vale a pena e pesquise outros empréstimos com taxas de juros mais em conta.
Portabilidade de Crédito
Caso ache que que o valor das prestações, por exemplo, estão muito altos e no atual momento, existem outras instituições oferecendo empréstimos com juros mais baratos, você tem a possibilidade de solicitar a portabilidade de crédito. Para isso entre em contato com a instituição para qual gostaria de transferir a dívida, para saber quais são as condições.
Espero que essas informações tenham te ajudado.
Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.