Para descobrir e entender melhor como ficará o índice de reajuste de aluguel em 2024, preparamos um artigo especial sobre o assunto. Dê uma olhada.
Entenda como irá funcionar o índice de reajuste de aluguel 2024
Para quem trabalha com locação de imóveis ou vive de aluguel, já deve estar ciente que agora é o momento que começam as movimentações para definir o reajuste de aluguel 2024. Na virada de ano, as atualizações de preços são mais comuns no mercado imobiliário, mas ainda costumam gerar dúvidas.
Para o fechamento de dezembro de 2023, as estimativas apontam que o IPCA este ano será de 4,55%. Já as perspectivas de deflação do IGP-M são de -3,46% no mesmo período. Ou seja, há uma grande variabilidade a ser considerada para os reajustes.
O aluguel residencial com aniversário em janeiro de 2024 pode ter reajuste de -3,18%. Esse percentual é definido com base na variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador apresentou variação de 0,74% em dezembro de 2023.
Esse é o quarto mês consecutivo com elevação no IGP-M, após a alta de 0,59% verificada em novembro.
A porcentagem de -3,18% observada em 2023 (considerando o período de janeiro a dezembro) foi a menor taxa registrada pelo índice desde o início de sua série histórica.
O IPA, índice que exerce a maior influência sobre o IGP-M, também registrou a menor taxa de variação de sua série histórica para os doze meses findos em dezembro, -5,60%
Ainda no índice ao produtor, os itens que mais contribuíram para a queda da taxa do indicador em 2023 foram: soja (-21,92%), milho (-30,02%) e óleo diesel (-16,57%). O IPC fechou 2023 com alta de 3,40%. No âmbito do consumidor, as maiores influências partiram dos itens: gasolina (11,08%), plano de saúde (10,36%) e aluguel residencial (7,15%).
Para entender melhor como funciona o reajuste de aluguel 2024, é interessante primeiro saber como funcionam os índices. Leia o artigo e fique por dentro.
Qual a diferença entre IGP-M e IPCA?
Tanto o IGP-M quanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) são índices da economia brasileira para mensurar a variação dos preços de serviços e produtos. Apesar disso, os dois são diferentes e importantes no reajuste de aluguel 2024.
IPCA
É considerado o indicador oficial da inflação no país, sendo medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este índice aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.
Os contratos de aluguel atualizados pelo IPCA que venceram em novembro de 2023 tiveram reajuste de 4,82%. Isso corresponde ao acumulado de 12 meses após o índice apresentar uma alta de 0,24% em outubro, quando foi feita sua última divulgação até o momento.
IGP-M
É um indicador do nível de atividade econômica do país, englobando seus principais setores. Este índice é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
Ao longo do tempo, o IGP-M se popularizou por ser usado amplamente como referência para o setor imobiliário, para o reajuste de contratos de aluguel. Este medidor visa chegar a uma correção justa — tanto para os inquilinos quanto para os proprietários.
Para você ter uma base de comparação, em novembro de 2022, o IGP-M havia caído 0,56%. Contudo, naquele período, o indicador da FGV havia acumulado uma alta de 5,9% nos 12 meses anteriores.
Mesmo tendo perdido um pouco de espaço na pandemia, o IGP-M ainda é uma das principais referências para o reajuste de aluguel 2024. Isso porque, ele é o primeiro a ser divulgado, ainda no mês de referência.
Anúncio
Reajuste do aluguel 2024 pelo INPC em janeiro
Os contratos de aluguel atualizados pelo INPC e que fazem aniversário em janeiro podem ter reajuste de 3,71%. Esse número corresponde ao acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, indicador calculado pelo IBGE e que em dezembro de 2023 teve variação de 0,55%.
Em dezembro de 2022, a variação do INPC havia sido de 0,69% e o acumulado em 12 meses estava em 5,93%.
Semelhante ao IPCA, o INPC se baseia nos gastos dos grupos familiares que ganham mensalmente de um a cinco salários-mínimos.
Qual a previsão do preço do aluguel em 2024?
Para fazer o cálculo de reajuste de aluguel 2024, primeiro é necessário verificar no contrato de locação qual o índice definido. Depois, basta checar a sua variação no período a ser corrigido, que geralmente é de 12 meses, e aplicá-la ao preço da mensalidade.
Esperamos que assim, tenhamos dado um panorama de como ficarão os reajustes de aluguel em 2024.
Até o próximo artigo.