Renda

O que é viver de renda?


Quem nunca pensou em como seria ter dinheiro sem precisar trabalhar? Quase todo mundo, não é mesmo? Por isso, vamos te contar aqui que tem um jeito desse sonho se tornar realidade, pelo menos em partes. Hoje você vai aprender o que significa viver de renda.

Tem muita gente que não vive mais do salário ganho pelo trabalho duro do dia-a-dia e que conta exclusivamente com o rendimento de investimentos financeiros para cobrir as despesas. Isso é possível quando se tem uma boa quantia investida em aplicações financeiras ou imóveis, por exemplo.

Também conhecida como independência financeira, tão desejada por muitos, é isso o que é viver de renda: quando o seu dinheiro trabalha para você.

Quem conquista essa independência, em geral, trabalhou durante muitos anos e conseguiu acumular o patrimônio. Alguns usando parte do salário em investimentos à longo prazo, outros em investimentos de alto risco – modalidade que precisa de muito estudo antes de ser colocada em prática.

Essa é uma alternativa à previdência privada, por exemplo. Em vez de pagarem por esse serviço, que inclui também o valor taxas administrativas, elas fazem a opção por um investimento à longo prazo que garante a correção da inflação da moeda.

Tudo isso deve ser calculado com antecedência. Você precisa saber quanto, como e por quanto tempo deve investir para juntar o valor que vai resgatar. Lembre-se, também, que começar mais cedo significa mais dinheiro acumulado e que, no futuro, seu dinheiro pode ser reaplicado em novos investimentos, diversificando sua carteira e aumentando seus lucros.

Antes de começar a guardar seu dinheiro, porém, é preciso que as coisas de agora estejam organizadas e em seu devido lugar.

"Quem decide viver de renda precisa ter muito cuidado e determinação."

Quite suas dívidas

Todas as suas pendências financeiras devem estar resolvidas antes de começar a investir. Dívidas e empréstimos em especial, mas seria ótimo que os financiamentos também estivessem em dia. Para você começar a se organizar para viver de renda, a sua não pode estar comprometida.

A QueroQuitar (opens new window) te ajuda nessa parte. Na nossa plataforma você encontra as melhores condições que os credores podem oferecer. Basta acessar nosso site e inserir seu CPF no local indicado. Em apenas 2 minutos você pode negociar seu acordo, com todas as opções disponíveis exclusivamente para você.

Planeje-se

Além de saber quanto tempo vai precisar e qual valor deve acumular, você também precisa saber como isso vai se encaixar na sua realidade financeira atual. Talvez você precise adequar as metas ao seu orçamento para poder alcançá-las. Agora, se abrir mão das metas não é uma opção, você pode encontrar alternativas para atingi-las, como por exemplo ganhando uma renda extra. Para organizar tudo isso, você precisa antes saber como anda a sua situação financeira, se é capaz de reduzir seus custos e separar uma parte do que ganha para investir.

Tenha uma reserva de emergência

A gente sempre fala por aqui da importância da reserva de emergência. Ela é fundamental para sua segurança em caso de imprevistos como a perda de emprego ou gastos extras com saúde, por exemplo. Mas ela também é fundamental na hora de entrar no mundo dos investimentos.

Muitas pessoas usam seu primeiro investimento para construir a reserva de emergência – já que sempre é indicado começar por modalidades mais seguras – com o Tesouro Direto (opens new window). A importância da reserva é maior ainda quando você começa a diversificar e arriscar mais. É indispensável ter uma segurança caso as coisas não saiam como planejado.

Seja paciente

Investir demanda tempo, estudo e muita paciência. Os resultados geralmente são a longo prazo e demoram para serem colhidos. É claro que existem investimentos de curto prazo e com alta rentabilidade, mas eles são mais arriscados e são necessárias muitas horas de estudo. De qualquer forma, a paciência deve estar presente.

Ficou com vontade de fazer o seu dinheiro trabalhar para você? Então está na hora de começar a estudar para colocar em prática o quanto antes. Seguindo essas dicas você conseguirá trilhar um caminho mais seguro até o seu objetivo, e então, começar a viver de renda.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP