Renda

Como sair do aperto: cortar custos ou aumentar ganhos?


"Não é nada fácil pensar em como sair do aperto financeiro, pois a saída nem sempre está clara"

Se buscar dicas sobre como sair dessas situações, você vai encontrar, geralmente, dois caminhos: cortar custos ou aumentar ganhos. Pensando em contribuir com essa discussão, separamos alguns pontos importantes de cada uma dessas alternativas.

como sair do aperto

Caminho do aumento da receita

Aumentar a receita pode parecer complicado quando você está enfrentando problemas financeiros. Porém, com um pouco de planejamento, é possível encontrar maneiras de multiplicar os seus recursos para sair dessa situação.

O principal benefício dessa alternativa é que você mantém seu nível de conforto. Ganhar mais dinheiro significa que você não precisará mudar drasticamente seus hábitos de consumo.

Coloque no papel quanto você precisa arrecadar a mais por um determinado período e procure maneiras de atingir essa meta. Se o problema for pontual, por exemplo, você pode vender uma geladeira ou sofá que já não usa mais e resolver a situação.

Se sua necessidade for ganhar mais dinheiro por um período maior de tempo, talvez valha a pena pensar em uma segunda fonte de renda como dirigir por aplicativo ou hospedar pessoas em um quarto extra de sua casa.

Ideias desse tipo podem trazer a renda extra que você precisa.

como sair do aperto

Caminho do corte de gastos

Nesse caso, o grande problema é que será necessário um esforço maior, principalmente em relação aos seus hábitos. O primeiro passo é fazer uma lista com os seus gastos. Os fixos, como água, luz, internet e supermercado; e os variáveis, como lazer, viagens e festas, por exemplo.

Sabendo para onde o seu dinheiro está indo, ficará mais fácil saber o quanto dá para economizar. Assim, foque primeiro nos gastos variáveis, pois eles são os mais fáceis de cortar.

Caso não consiga reduzir o suficiente, é hora de mudar alguns hábitos que impactam nos gastos fixos. Coisas simples, como não demorar no banho, apagar as luzes ao sair dos cômodos, comprar marcas mais em conta no supermercado e genéricos na farmácia, entre outras atitudes.

Essas práticas podem dar um pouco de trabalho no início, mas a médio e a longo prazo fazem uma grande diferença no seu orçamento. Com o dinheiro economizado você pode, além de resolver as suas dívidas, investir o restante e multiplicar a sua renda.

Depois dessas explicações já é possível saber se você prefere cortar os custos ou aumentar ganhos, não é mesmo? Independentemente da sua escolha, é importante que toda a família participe do processo, garantindo sua eficiência no menor prazo possível!

Quer continuar se informando sobre o mundo das finanças e melhorar a sua relação com o seu dinheiro? Então continue nos acompanhando. Até a próxima!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP