4 dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda


6/16/2021 - Vitória Batista

Renda

4 dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda

Todo ano a Receita Federal brasileira libera, para alguns contribuintes, uma determinada quantia referente à restituição do imposto de renda. Essa restituição nada mais é do que a quantia paga a mais pelas pessoas ao governo. Após cálculos do próprio órgão federal, tudo o que foi descontado a mais é devolvido.

Para saber se você tem direito à restituição, continue lendo este conteúdo ou acesse a página do Ministério da Fazenda e faça uma consulta (opens new window), usando o número do CPF e a data de nascimento. A cada ano, são liberados diferentes lotes de pagamentos em datas específicas, também divulgadas pelo Ministério. É o que vamos te explicar melhor, abaixo.

Neste artigo, é possível checar as datas exatas de pagamento e em qual lote da restituição você estará. Além de conhecer, em primeira mão, quatro dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda.

Cronograma da Restituição do Imposto de Renda: calendário para 2021

No dia 24 de fevereiro, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição do IR (opens new window). Em 2021, o imposto de renda será restituído em cinco lotes. Os pagamentos já começaram e acontecerão entre os meses de maio e setembro, no fim de cada mês.

Lote Data de pagamento
31/05/2021
30/06/2021
30/07/2021
30/08/2021
30/09/2021

Em qual dos cinco lotes da restituição estarei?

Não há uma maneira exata de saber em qual lote você receberá a restituição do imposto de renda. Mas há uma fila (opens new window) e alguns critérios que podem te dar uma ideia sobre sua posição dentre os 5 lotes.

Os primeiros lotes levam em conta alguns fatores: grupos com prioridades, como idosos, pessoas PCDs e portadoras de condições delicadas, recebem o primeiro pagamento. Logo após, começa a se considerar a ordem de entrega da declaração.

Portanto, se você declarou o IR com antecedência, este fato será levado em conta no momento em que todos os grupos com prioridades forem devidamente restituídos e a data de envio passar a ser critério para a continuidade dos pagamentos.

Quatro dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda

Já descobriu em qual lote da restituição você estará? Essa é a data em que você receberá o dinheiro da restituição, mas, você já sabe o que fará com ele? Esse valor pode ser aplicado, investido em algum tipo de negócio, na aquisição de bens ou mesmo para a quitação de dívidas. Pensando nisso, listamos logo abaixo algumas situações proveitosas que podem ser feitas com esse rendimento extra. Leia agora mesmo!

Crie uma reserva financeira

Manter uma reserva financeira para cobrir possíveis emergências é sempre uma excelente atitude. Afinal, de repente você poderá ter gastos extras com saúde, a necessidade de reparar algo importante como o carro ou mesmo uma viagem inesperada por conta de assuntos pessoais.

Mesmo que você ainda não tenha poupança ou investimento para juntar esse dinheiro da restituição do imposto de renda, nunca é tarde para começar a formar uma reserva de emergência. Além disso, é interessante consultar o gerente de sua conta bancária para identificar um bom tipo de investimento para a sua renda, que pode ser títulos de renda fixa, títulos do Tesouro Direto ou mesmo a tradicional poupança.

Invista em você

Outra dica interessante é investir em algo que já esteja planejando — uma viagem, um curso de especialização, a reforma do imóvel ou mesmo a troca do carro. Todo investimento exige organização financeira mensal para ser realizado, então, mesmo que o dinheiro da restituição não seja suficiente para atingir um objetivo, ele poderá ser utilizado como um complemento.

Aposte na aposentadoria

Cada vez mais, os brasileiros estão apostando na aposentadoria privada para complementar a tradicional, ou mesmo para garantir uma renda adequada na terceira idade. Cortar gastos impulsivos para fazer esse tipo de investimento é uma excelente alternativa para poupar e ainda assegurar um futuro tranquilo.

Entre as vantagens desse tipo de aposentadoria estão maior rentabilidade; poder ser usada como segunda fonte de renda; e ser possível definir o valor da renda futura, uma vez que os riscos, comparados a outros tipos de investimentos, são baixos.

Livre-se das dívidas

Claro que se você tiver dívidas, tais como empréstimos, cartões de crédito, cheque especial ou compras parceladas, a melhor opção para utilizar o dinheiro da restituição é quitá-las. Aliás, a dica é negociar os pagamentos à vista para obter os melhores descontos possíveis.

Caso tenha muitas dívidas, é interessante priorizar o pagamento daquelas com valores mais altos ou mesmo com taxas de juros menos flexíveis, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo.

Então, se você tem uma dívida que não consegue quitar porque nunca sobra dinheiro, essa pode ser uma ótima oportunidade para negociar.

Aqui, nós atualizamos as condições de parcelamento todos os dias. Dessa forma, você pode encontrar a negociação que cabe no seu bolso e quitar a dívida com a ajuda da restituição do imposto de renda.

A quitação de dívidas na QueroQuitar é 100% online, desde o acordo até o pagamento, e pode ser realizada com apenas alguns cliques aqui (opens new window).

Quer saber mais:

Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas a tranquilidade e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar (opens new window)? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história (opens new window).

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP