13º salário do INSS: calendário e dicas para fazer seu décimo terceiro render


6/30/2021 - Vitória Batista

Renda

13º salário do INSS: calendário e dicas para fazer seu décimo terceiro render

O pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS começou nesta quinta-feira, 24 de junho, e se estenderá até 7 de julho. Entenda aqui como tem funcionado, quem será contemplado e a data exata na qual cada beneficiário receberá o valor.

Como tem funcionado o 13º salário do INSS

Todo ano, os segurados da Previdência Social são amparados com o 13º salário e com o benefício mensal, além de possuírem o direito assegurado ao auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

A Previdência Social garante aposentadorias, pensão, auxílios, salários e reabilitação profissional a milhares de brasileiros. Esse conjunto de benefícios garante aos contribuintes do INSS a renda necessária para ele e para a família em casos de acidente, doença, prisão, gravidez, óbito e idade avançada.

Justamente por sua importância e pelo momento delicado que vivemos, o governo decidiu antecipar o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas. Pelo segundo ano seguido, a medida foi tomada por causa da pandemia da COVID-19.

Quem recebe o 13º salário do INSS

As pessoas que receberam, durante o ano, os benefícios, isto é, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, têm direito ao 13º.

Vale lembrar que a segunda parcela do 13º pode ter valor menor do que a primeira. Pois, nesta parcela, é realizado o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem está sujeito ao pagamento.

Pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV não têm direito ao 13º salário.

Calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º dos aposentados

Segundo o Ministério da Economia, 31 milhões de pessoas receberão a quantia até o fim dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário do INSS, em 7 de julho. Veja o calendário, divulgado pelo ME (opens new window).

Para quem recebe até 1 salário mínimo

Para quem recebe até 1 salário mínimo, o pagamento da segunda parcela, segundo os critérios do INSS, ocorrerá:

  • de acordo com o número final do benefício
  • sem levar em conta o dígito verificador

O depósito da antecipação será feito do dia 24 de junho ao dia 7 de julho.

Final do benefício 2ª parcela
1 24/06
2 25/06
3 28/06
4 29/06
5 30/06
6 01/07
7 02/07
8 05/07
9 06/07
10 07/07

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo, os pagamentos serão creditados entre os dias 1 e 7 de julho, conforme o calendário abaixo.

Final do benefício 2ª parcela
1 e 6 01/07
2 e 7 02/07
3 e 8 05/07
4 e 9 06/07
5 e 0 07/07

Dicas para fazer seu 13º salário do INSS render

Com o recebimento do 13º salário do INSS, vem a dúvida: qual a melhor forma de usar esse dinheiro? E como fazer a quantia render? Vamos agora dar 3 dicas para que você seja capaz de escolher a melhor opção e aproveitar ao máximo esse valor!

Verifique como está sua vida financeira

Alguma área das suas finanças pessoais merece atenção? Você tem alguma dívida em atraso? Faça um levantamento e analise suas opções: o que pode ser feito para que você fique mais tranquilo?

Essa é uma ótima oportunidade para tirar aquela pedra do sapato. Porém, tome cuidado para não bagunçar suas finanças. Um planejamento cuidadoso é fundamental para você aproveitar as melhores oportunidades de acordo.

Negocie suas dívidas

Busque quitar as dívidas e positivar seu nome, mas não saia pagando as contas sem negociar, procure pelos nossos serviços especializados (opens new window) que oferecem as melhores condições e os melhores acordos (opens new window).

Dê preferência para a QueroQuitar! Quando você negocia com o parceiro certo, tem sempre as condições perfeitas para caberem no seu bolso.

“Lembre-se de que, independentemente do que você escolher fazer com o seu 13º salário, organize-se e planeje todos os detalhes.”

Invista em você, mas se planeje antes

O 13º costuma ser dedicado aos presentes e às atividades de fim de ano. Mesmo com o adiantamento desse salário em 2021, o valor ainda pode ser economizado e destinado às datas comemorativas.

Utilizar essa quantia de forma inteligente pode garantir os presentes da família e dos amigos. Para isso, faça um planejamento. Se você conseguir priorizar as contas pendentes e destinar o restante para os presentes, melhor ainda. Quais dívidas você precisa quitar e quanto do 13º salário você deve usar para isso? O que restar, destine aos presentes!

Vá além, saiba mais:

Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas o equilíbrio financeiro e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história (opens new window).

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP