Saiba como montar a sua reserva de emergência


8/4/2020

Organização

Saiba como montar a sua reserva de emergência

A gente sempre fala por aqui da reserva de emergência, da importância de ter uma, mas nunca fizemos um artigo dedicado à ela. Por isso, esse post vai ser exclusivamente sobre como construir a sua reserva de emergência e vamos te contar todos os detalhes.

O que é

A reserva de emergência é uma quantia acumulada que equivale a, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida. Você deixa essa reserva guardada em um lugar separado do dinheiro que você pode usar no seu dia a dia, que possa resgatar com facilidade e a qualquer momento, e torce para nunca precisar mexer nele.

Para que serve

Como o próprio nome já diz, ela serve para emergências. E o que é uma emergência? Uma emergência é quando acontece algo fora do seu planejamento, como por exemplo a perda do emprego ou algum gasto extra para tratar um problema de saúde. Sendo assim, a reserva de emergência não é para comprar alguma coisa que você quer muito mas não deu naquele mês, e nem para fazer uma viagem. Nesses casos, recomendamos que leia esse artigo sobre metas aqui do blog.

Calcule o seu custo de vida

Você precisa fazer uma avaliação do seu orçamento para saber quanto é o seu custo de vida mensal, a sua reserva de emergência deve conter no mínimo 6x esse valor. É importante verificar se está tendo gastos desnecessários e se pode reduzir custos daqueles serviços que são indispensáveis. Se precisar de ajuda com essa parte, leia o nosso artigo sobre orçamento familiar.

"Você deve continuar alimentando sua reserva de emergência mesmo depois de atingir o valor mínimo."

Como construir

Mensalmente você deve direcionar uma quantia do seu salário para isso, em média de 10% a 20% do valor total, vai depender de quanto você pode dedicar do seu orçamento para isso. Quanto mais você conseguir poupar, mais rápido terá a sua reserva de emergência. Além disso, é fundamental que, assim que receber o seu salário, você já destine a quantia determinada para a reserva de emergência antes mesmo de pagar as contas, assim você não corre o risco de gastá-la sem querer. Você pode aumentar a sua eficiência buscando maneiras de fazer renda extra, por exemplo. Assim sua reserva vai crescer mais rápido.

Onde manter

Existem várias opções de locais onde você pode montar a sua reserva de emergência. Você pode escolher de acordo com a sua facilidade e aproximação com a ferramenta. É muito comum encontrar pessoas que têm sua reserva de emergência em investimentos de renda fixa com liquidez diária, como por exemplo o Tesouro Selic. Porém, hoje em dia com o surgimento e a popularização de bancos digitais, que fazem investimento automático com liquidez diária e com funções de guardar dinheiro e economizar automaticamente, eles vêm se tornando uma opção ainda mais fácil e prática. Faça uma pesquisa e avalie o que mais se encaixa na sua rotina, o importante é que você se sinta confortável com o método que escolher.

Emergências são acontecimentos que não estavam planejados e mesmo assim surgem na nossa vida. Não sabemos quando nem como elas vão chegar, mas é quase certeza que todos nós teremos algum imprevisto ao longo dos anos. Por isso, é muito importante estar preparado para reduzir os impactos dela na nossa rotina e nos nossos planos. A reserva de emergência é uma das medidas de precaução que podemos tomar, talvez a mais simples e com certeza a mais importante.

E aí, pronto para começar a sua reserva de emergência?

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP