Educação financeira infantil: criança sabe guardar dinheiro?


10/7/2021

Organização

Educação financeira infantil: criança sabe guardar dinheiro?

Oi, tudo bem? Aqui é o EuQuito de novo!

Como estamos pertinho do Dia das Crianças, trouxe um assunto legal para a gente conversar. E se você tem filhos, tenho certeza que vai gostar.

Não tenho dúvidas que a criançada já te pediu algum presente. E obviamente, você não quer gastar muito, ainda mais com a situação complicada que vive o país.

Vamos aproveitar esta oportunidade para ensinar aos seus filhos como é importante guardar dinheiro? Educação financeira infantil começa por aí.

Como ensinar o que é o dinheiro

O primeiro passo é a criança entender o que é dinheiro, para que serve e como deve ser usado. Isso ajuda a aceitarem melhor um “não”. É um modo de aprender o valor das coisas e quanto é preciso trabalhar para conseguir algo.

Outra dica: as crianças participem de atividades da casa, como as compras do mês. Como se fosse uma brincadeira, bem leve e gostosa.

Como isso é possível? Hoje existem livros, jogos e até aplicativos fáceis de usar, que ajudam a criança a aprender. Conheça alguns:

  • Tindin família (opens new window): um app que por meio de jogos e gamificação (aprendizado por jogos), ajuda os pais e responsáveis a desenvolverem bons hábitos financeiros em seus filhos, abordando o tema finanças de forma prática e lúdica.
  • Blu by BS2: (opens new window) Voltado para o público infantil e adolescente, o Blu by BS2, por meio de desafios e reconhecimentos, ficou fácil ensinar educação financeira infantil. O Blu by BS2 ajuda você a ensinar seu filho a usar o dinheiro de forma consciente.
  • **NextJoy: ** (opens new window)feito para crianças, o app é uma conta digital. Nele, personagens da Disney ajudam as crianças a entrarem no universo da educação financeira infantil. App disponível no sistema iOS e Android.
  • Como Cuidar Do Seu Dinheiro: (opens new window) livro dos best-sellers Mauricio de Sousa e Thiago Nigro do canal Primo Rico, no YouTube ensina aos pequenos como lidar com dinheiro. O que significa ter dinheiro? Para que serve? Como alguém consegue ganhar dinheiro?

Super importante é ter boas conversas com seus filhos. A educação financeira deve fazer parte da rotina, para que a criança ache normal. Sem saber de onde vem o dinheiro, os filhos acham que é fácil ter tudo. Por isso é preciso que entendam de onde vem esse dinheiro que paga contas, compra a comida e seus presentes.

Vamos adiante?

Dê o exemplo

O ideal é que você ensine o que pratica. O melhor jeito da criança aprender é ter o exemplo dentro de casa.

Não dá para ensinar educação financeira infantil se você não sabe nada sobre o assunto. Então vamos estudar e aprender junto com os filhos. Logo, logo, eles é que estarão te ensinando.

Ensine seus filhos a administrar o dinheiro

Uma criança só vai ter dinheiro se receber dos pais ou parentes. Como crianças não trabalham, existem duas formas delas aprenderem a lidar com ele:

  • Mesada: dê uma semanada ou mesada para seu filho. Faça com que a criança entenda que se gastar tudo antes do próximo mês, ficará sem. E mesmo que ele peça, não caia na tentação de ajudar. Isso é para que eles aprendam a administrar e valorizar o que tem.
  • Dinheiro de brincadeira: crie um dinheiro que seja usado só dentro de casa. A criança pode juntar a moeda inventada e depois trocar por algo combinado.

E se quiser entender mais sobre o tema, O Quero Renda tem boas dicas sobre educação financeira. Leia o artigo “Qual a importância da educação financeira pessoal”? (opens new window)

Empreender faz parte da educação financeira infantil

Uma boa maneira é ensinar as crianças a empreender desde cedo. Pode ser vendendo os geladinhos que fez em casa para os amigos na escola. Com isso, ela vai aprender a usar parte do dinheiro para comprar os ingredientes e parte para a venda. Com o que ganhou, separa uma parte para guardar e outra para comprar mais ingredientes. Simples assim.

Outra forma de acostumar os filhos a empreender são os jogos. O Banco Imobiliário, um jogo de tabuleiro, é uma boa opção. Conheça outros jogos que ajudam na educação financeira infantil (opens new window).

Mostre ao seu filho como poupar

O bom e velho cofrinho ainda funciona muito bem. Mostre ao seu filho que separar parte da mesada para guardar todos os meses, é um bom negócio. Assim, no fim do ano poderá se dar um presente de aniversário ou Natal, por exemplo. É uma boa maneira de perceber que para ter algo é preciso poupar.

Existem também bons livros sobre educação financeira infantil que falam mais do que apenas poupar. De uma maneira simples e com brincadeiras, eles ensinam sobre o que é juros, por exemplo. Se quiser conhecer alguns, esse artigo indica 6 livros para as crianças aprenderem mais sobre o valor do dinheiro (opens new window).

Saber o valor das coisas

Para que seu filho seja um adulto consciente, é preciso que saiba o valor das coisas. Na prática é dizer a ele que existe diferença entre necessidade e vontade. Material escolar, por exemplo, é necessidade. Já escolher entre uma mochila simples e uma de marca, é vontade.

É nessa hora que a criança aprende a fazer escolhas. Se quiser a mochila de marca, terá que deixar de comprar aquele tênis "bacanudo".

Todos os pontos que mostrei aqui, são apenas uma pequena parte do que é a educação financeira infantil. Esse é um assunto que podia muito bem dar uma série. Com o tempo volto a falar sobre ele. De pouco em pouco, vamos descobrindo juntos como fazer que nossas crianças cresçam melhor informadas.

Quer falar comigo? Mande um email para euquito@queroquitar.com.br

Abraço forte!

EuQuito

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP