Economizar dinheiro todos os meses: 6 boas práticas para te ajudar


7/16/2021 - Vitória Batista

Organização

Economizar dinheiro todos os meses: 6 boas práticas para te ajudar

Encontrar espaço dentro das finanças pessoais para economizar dinheiro é um problema para muitas pessoas, mas será que essa prática é o bicho de sete cabeças que todos apontam? Alguns enfrentam dificuldades pelo curto orçamento familiar, outros, simplesmente não conseguem por fazer uma má administração de recursos. De qualquer forma, economizar pode ser simples.

O que queremos é que, ao final dessa leitura, você seja capaz de entender seus ganhos e gastos, aplicar todas as dicas e consiga poupar dinheiro para realizar aquele sonho que está no papel. Vem que a gente te explica tudo!

6 boas práticas para economizar dinheiro todos os meses

Algumas boas práticas podem te ajudar a economizar dinheiro todos os meses. Separamos seis delas para simplificar e destravar essa missão para você.

Conte com o suporte da tecnologia

Pode não parecer, mas procurar o auxílio da tecnologia é um excelente começo para quem deseja economizar. Alguns softwares e aplicativos são excelentes e ajudam a acompanhar sua situação em tempo real. Além disso, é possível verificar o retorno atual de investimentos realizados ou o quanto do orçamento familiar ainda está disponível para atividades, como lazer e alimentação.

Desenvolva um planejamento orçamentário

Por falar em verbas destinadas às diferentes atividades, a elaboração de um planejamento também é ideal para garantir a boa gestão financeira. Nesse caso, o melhor é dividir todos os gastos em grandes “centros”, que serão avaliados um a um.

Esses centros vão agrupar gastos que possuem uma finalidade comum, como lazer, alimentação e transporte. Assim, além de destinar uma verba específica para cada área, também poderá verificar se realmente haverá despesa.

Realize investimentos financeiros

A melhor maneira para economizar dinheiro é através de investimentos. Dar uma destinação mais objetiva para o dinheiro em conta e, ao mesmo tempo, garantir um retorno sobre cada centavo poupado. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, a poupança não é a melhor forma de guardar dinheiro.

Tesouro Direto, CDB e LCI, por exemplo, são excelentes alternativas para investir, tão seguras quanto a poupança. A diferença é que, no longo prazo, você perceberá um retorno mais lucrativo sobre o dinheiro aplicado.

Utilize o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta para a economia, mas deve ser usado com cautela e sabedoria. Afinal, um dos maiores motivadores do endividamento doméstico é, justamente, o uso incorreto do cartão de crédito. A dica é usá-lo de forma inteligente e ao seu favor.

Na prática, comprar à vista alguns produtos ou serviços que desejamos consumir não é a melhor opção se não houver folga no dinheiro guardado. Se for um televisor, por exemplo, consumirá todo o orçamento familiar do mês. A alternativa é dividir o gasto em parcelas, mas comprometendo-se a cumprir com a obrigação.

Defina uma meta clara

Ninguém economiza apenas por economizar. Fica muito mais fácil reservar o dinheiro tendo em mente um objetivo maior, que servirá de estímulo no dia a dia. Por isso, é muito importante essa definição. Pode ser a entrada de um apartamento ou a compra de um carro, entre outros.

Corte gastos inutilizados ou negocie as contas

Dívidas desnecessárias e custos adicionais com supérfluos são os principais responsáveis por levar seu dinheiro pelo ralo todos os meses. Desse modo, grande parte da renda fica comprometida e acaba frustrando seus sonhos para o futuro. Olhe para os seus custos.

Reflita se aquela assinatura de streaming realmente está sendo utilizada com tanta frequência para que seja mais um custo mensal. Se concluir que sim, pesquise se há um plano mais barato para o qual você possa migrar, essa atitude pode te ajudar a economizar dinheiro.

Planejamento financeiro para economizar dinheiro

A instabilidade financeira é um assunto frequente entre os brasileiros, afinal, isso pode afetar tanto os negócios quanto a vida particular. Mas, de maneira geral, quais são os maiores problemas que um mau planejamento financeiro pode causar às pessoas? E como será possível se organizar para acabar de vez com isso?

A falta de organização das finanças pessoais faz com que as pessoas se endividem, deixem de ter recursos para planejar o futuro e até o presente fica comprometido diante de incertezas relacionadas ao dinheiro. Além disso, as relações pessoais também sofrem desgastes em um ambiente marcado por problemas como esses.

A boa notícia é que, mesmo para o pior cenário de crise financeira, há sempre uma solução que envolve dois pilares: planejamento e disciplina. E para você entender melhor como isso funciona na prática, listamos algumas dicas abaixo. Confira!

Defina um orçamento e o quanto poderá ser gasto

Definir o seu orçamento mensal se resume, basicamente, em: somar todos os seus rendimentos provenientes de salários, pensões, negócios, entre outras fontes. Depois, liste todos os gastos fixos mensais, tais como aluguel, contas de energia e água, serviço telefônico e internet, TV por assinatura, plano de saúde, educação, transporte, alimentação e lazer. Isso é chamado de orçamento familiar (opens new window).

Fora isso, o ideal é que todas as contas fixas sejam pagas nas datas corretas para não acarretarem cobrança de juros. Dessa forma, o valor que antes seria destinado para multas de atraso, agora, pode virar investimento ou outros objetivos. Por exemplo, mesmo que você não consiga poupar por mês 30% do seu salário, não se desespere. O importante é manter o saldo positivo. Com o tempo e alguns ajustes, você será capaz de economizar ainda mais dinheiro e garantir uma poupança maior.

Tenha objetivos para longo e médio prazo

Uma forma eficiente de garantir motivação para guardar dinheiro todos os meses e ainda acabar com a instabilidade financeira é ter objetivos e sonhos bem definidos. Viagens, cursos no exterior, a aquisição do primeiro imóvel próprio ou a compra de um carro são algumas metas que exigem um bom planejamento.

Na ausência de sonhos ou metas, realmente, torna-se mais difícil compreender a importância de manter uma saúde financeira, para que nenhum detalhe possa dar impedir a realização desses objetivos.

Resumo

Planeje o uso do dinheiro, o uso de apps de finanças e planilhas (opens new window) mensais podem te ajudar a acompanhar o que está sendo gasto. Corte despesas desnecessárias ou que não são interessantes no momento e sempre mantenha uma reserva de emergência (opens new window). Afinal, imprevistos podem acontecer e é preciso estar preparado para isso.

Controlando de perto como o seu dinheiro é gasto, o risco de contrair dívidas não existirá, a instabilidade financeira passará bem longe do seu bolso e você ainda conseguirá economizar dinheiro todos os meses!

Se você está poupando dinheiro para quitar as dívidas

Pensando em quitar as dívidas? Leia este conteúdo (opens new window) antes de começar a se planejar e poupar para isso. Com essas dicas, você terá o que é preciso para começar a se organizar e economizar dinheiro. A solução está em suas mãos.

Localize e negocie dívidas de diversas empresas em um só lugar, sem cobranças invasivas e inconvenientes. Acesse www.queroquitar.com.br/queronegociar (opens new window) e feche os melhores acordos com condições especiais, de forma 100% online e segura. Aqui, na QueroQuitar, você quita as dívidas de forma justa e amigável.

Vá além

Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas a tranquilidade e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar (opens new window)? Saiba mais sobre nossos serviços (opens new window) e nossa história (opens new window).

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP