Institucional

Saldo PIS/Pasep: trabalhadores ainda têm valores esquecidos


De acordo com a Caixa Econômica, R$ 24,6 bilhões em cotas do PIS/Pasep estão disponíveis para retirada e 10,6 milhões de pessoas têm valores a receber. A instituição liberou dia 25 de agosto, a consulta e saque dos valores, por meio do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Isso se deve a medida provisória editada em 2020, que extinguiu o Fundo PIS/Pasep e transferiu seu patrimônio para o FGTS. Sendo assim, os valores do PIS/Pasep migraram para as contas de FGTS em nome dos trabalhadores.

Para saber mais sobre o assunto e como sacar o PIS/PASEP, continue a ler o artigo.

Saiba como solicitar o saque do PIS/ Pasep

Para solicitar o saque, o trabalhador pode fazer pelo aplicativo FGTS. Veja como:

  • No aplicativo, basta selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”.
  • Em seguida, selecione “Solicitar o saque do PIS/PASEP” e escolha a forma de saque (crédito em conta ou presencial);
  • Depois verifique os dados e selecione “Confirmar saque”;
  • O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer.

É importante saber também que o aplicativo oferece outros serviços, como consulta ao extrato e atualização cadastral do trabalhador. Caso o trabalhador se encaixe em qualquer hipótese de saque do FGTS e tenha dinheiro do fundo PIS/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o Fundo de Garantia.

Outro ponto a lembrar é que, diferentemente dos saques anteriores, feitos em 2016, 2017 e 2018, dessa vez ,não há limite de idade para a retirada do dinheiro.

Em caso de dúvida, o trabalhador também pode ligar para os telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais regiões).

Outras maneiras de sacar o valor

No caso do trabalhador que queira receber o valor de outra forma, existem os canais físicos. Sendo assim, o saque pode ser feito com cartão social, como o Cartão Cidadão. Lembrando que o valor por meio do cartão é de até o valor de R 3 mil, sempre em unidades lotéricas ou terminais de autoatendimento da Caixa.

Vale lembrar que quando se tratar de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio App FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”.

Em seguida, o beneficiário deve clicar nos campos “Outras situações de saque e PIS/Pasep – Falecimento do trabalhador”. O aplicativo informará os documentos necessários. Caso tenha a papelada em mãos, basta confirmar o pedido.

Para herdeiros, a lei facilita o saque, pois estes passam a ter acesso simplificado aos recursos. É necessário apenas apresentar a declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos.

Também é preciso mostrar documentos como certidão de óbito, certidão ou declaração de dependentes, inventários ou alvarás judiciais que comprovem as informações.

Quem tem direito a receber os valores esquecidos do PIS/Pasep?

banner acordo quero quitar

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.

Para tanto, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Outra informação importante é que o calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

O PIS é o valor pago aos trabalhadores do setor privado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP