Notícias

Restituição IR 2023: é possível antecipar?


O primeiro lote de pagamento da Restituição do IR 2023 está previsto para o dia 31 de maio, e antecipar o recebimento do valor acaba sendo uma estratégia para evitar juros e multas por atraso na quitação de contas e dívidas, ou até mesmo para ter uma melhor organização financeira.

No entanto, é importante ressaltar que a Receita Federal não libera o valor da Restituição antecipadamente sob hipótese alguma. Todo contribuinte recebe o pagamento conforme o calendário divulgado pela Receita. Porém algumas instituições bancárias oferecem linhas de crédito próprias em alternativa do que seria uma espécie de antecipação do IR, ou seja, é uma iniciativa das instituições e não está atrelada a antecipação feita pela Receita Federal.

O que é a antecipação do pagamento do IR?

Não existe o pagamento antecipado da Restituição do Imposto de Renda pela Receita Federal. Alguns bancos oferecem a contração de empréstimo com incidência de encargos sobre a operação financeira, ou seja, você pagará juros. Funciona como um empréstimo com garantia, em que a instituição bancária tem como segurança o valor da Restituição do Imposto para quitação do empréstimo contratado.

Antes mesmo do calendário oficial ser liberado pela Receita, é possível contratar até 100% do valor através do banco que indicou para receber a restituição, as taxas aplicadas variam de acordo com a instituição bancária, mas em média cobram juros de 1,78% ao mês. O o valor para a concessão do crédito é limitado ao valor previsto da Restituição do IR considerando o perfil do cliente e o relacionamento com o banco.

banner acordo quero quitar

Mas atenção, só recorra a essa opção se você tiver a certeza do valor a ser pago da sua Restituição, o que requer cautela e verificação dos dados no preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda. Por ser uma linha de crédito bancária, o ideal é pesquisar para encontrar a melhor condição para você, dentro das suas possibilidades financeiras, pois caso a sua Restituição do IR não saia, por qualquer motivo que seja, você ainda será responsável pelo pagamento do empréstimo junto ao banco.

Qual a documentação necessária para solicitar o empréstimo de Restituição do IR 2023?

Agora que você já sabe que a única alternativa para a antecipação da restituição da sua declaração de Imposto de Renda é o empréstimo bancário, vamos a documentação necessária.

A documentação exigida para contratar o empréstimo da Restituição varia conforme as regras da instituição bancária, mas em geral todos os bancos exigem documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega onde consta a indicação do banco informado como instituição financeira recebedora.

Vale lembrar que nem todos os bancos oferecem essa linha de crédito ao cliente. Caso o seu banco ofereça esse serviço, a solicitação pode ser feita nos canais digitais do banco ou em uma agência bancária.

Calendário oficial de Restituição do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal vai pagar a restituição do IR 2023 em cinco lotes entre 31 de maio e 29 de setembro conforme os grupos prioritários, como idosos e deficientes**,** e conforme a ordem de entrega das declarações dos contribuintes que apresentaram a documentação mais cedo com todos os dados corretos. Confira o cronograma a seguir:

  • 1º lote de restituição: 31 de maio;

  • 2º lote de restituição: 30 de junho;

  • 3º lote de restituição: 31 de julho;

  • 4º lote de restituição: 31 de agosto;

  • 5º lote de restituição: 29 de setembro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP