Crédito

Empréstimo consignado do auxílio Brasil: vale a pena?


O Ministério da Cidadania informou que em setembro deve começar a valer o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Ainda não existe uma data definida, mas de acordo com a lei que permite o crédito com desconto direto na fonte, já existe o decreto regulamentado a opção.

De acordo com o ministério, ainda serão editadas normas complementares para que as instituições financeiras possam iniciar as operações de crédito.

Essas normas devem ser publicadas ainda no início de setembro, para que os beneficiários do Auxílio Brasil possam ter acesso ao crédito ainda no mesmo mês.

Para entender melhor como funcionará o empréstimo consignado e se vale a pena solicitar, continue a ler o artigo.

O que é o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Primeiro é importante saber o que é o crédito consignado. O crédito consignado é um benefício com desconto direto em folha de pagamento. O que diminui em praticamente zero, o risco de calote para os bancos e instituições financeiras.

E isso ainda tem uma ótima consequência, que são os juros mais em conta, devido ao desconto ser direto no recebimento do benefício.

O crédito consignado do auxílio Brasil, segue a mesma linha. Ou seja, quem solicitar o empréstimo, terá as parcelas descontadas direto no valor mensal do benefício. Uma das características dessa nova opção, é que o beneficiário poderá ter até 40% descontado do valor do benefício.

Isso por enquanto em cima do valor de R$ 400,00, uma vez que o valor de R$ 600,00 , pelo menos por enquanto, ainda é provisório.

17 são as instituições financeiras que emprestarão dinheiro aos beneficiários

Outra novidade é que já existem 17 instituições financeiras aprovadas pelo Ministério da Cidadania para a concessão do empréstimo consignado. Segundo o governo, essa é uma maneira de dar autonomia financeira à população.

O objetivo é democratizar e facilitar o acesso das pessoas de baixa renda ao crédito, para melhorar suas condições de vida. Um dos benefícios , é dar a população a oportunidade de usar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, para empreender.

Com acesso mais fácil ao crédito, quem até então estava em atividade informal, tem a possibilidade de se tornar MEI - Microempreendedores Individuais, pois isso não faz com que percam o Auxílio Brasil.

Vale a pena pegar empréstimo consignado do Auxílio Brasil

banner acordo quero quitar

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode valer a pena para quem tem alguma necessidade urgente, mas pagar contas do dia-a-dia já não é vantagem. Isso porque os juros comprometem a renda do beneficiário a longo prazo e reduz as reservas para os gastos essenciais, como alimentação.

Antes de pensar em solicitar, o ideal é organizar o orçamento e planejar. O Auxílio Brasil tem como função ser utilizado para o bem-estar e alimentação da família e somente se sobrar dinheiro, pode ser usado para o pagamento de dívidas, por exemplo.

É importante ficar atento também para ver se conseguirá manter o compromisso. Como as parcelas são descontadas diretamente do benefício, o que pode ocorrer, é acabar faltando dinheiro para outras coisas essenciais.

E vale lembrar que por se tratar de um consignado, não há como renegociar a dívida. A única opção nesse caso, seria fazer a portabilidade do empréstimo para outra instituição financeira com juros menores e melhores condições de pagamento.

O melhor a ser feito é evitar ao máximo entrar em novas dívidas se o seu ganho já estiver comprometido com dívidas mais antigas.

Fazer um planejamento para saber o quanto está entrando e saindo de dinheiro, cortar gastos que não são essenciais e priorizar pagar dívidas com juros mais altos são soluções que podem ajudar ao invés de pegar um novo empréstimo e entrar em nova dívida.

Se não sabe quais dívidas tem atualmente, um jeito fácil, rápido e seguro de fazer uma consulta gratuita (opens new window), é acessar o site da QueroQuitar (opens new window)e verificar se tem dívidas com alguns dos parceiros cadastrados. Assim fica mais simples se organizar.

Para saber mais sobre o tema, leia também o artigo “Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil (opens new window)”.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:


Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP