Investimento

Como saber a melhor opção de investimento para mim?


O interesse em educação financeira tem crescido entre os brasileiros, mas como escolher a melhor opção de investimento?

Apesar da situação atual da economia brasileira, as ações da B3 – bolsa de valores oficial do Brasil – vêm atraindo o interesse de pessoas físicas.  Segundo levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o comportamento da Bolsa revela uma mudança de perfil do investidor brasileiro. Mas, apesar das boas notícias, como escolher a melhor opção de investimento?

Talvez, você não se sinta tão confortável para começar a investir em ações de primeira, e tudo bem! A cultura do investimento é nova para maioria das pessoas.

Em primeiro lugar, é muito importante destacar que não existe resposta pronta para essa pergunta. Isso porque a qualidade de um investimento depende de muitos fatores, entre os quais se destacam:

"Nem sempre a melhor opção de investimento para uma pessoa vai ser a mesma para você."

Objetivo de vida

Por que você deseja guardar, investir ou poupar dinheiro? Existe um objetivo (viagem, intercâmbio, casamento, aposentadoria, casa própria)? Além disso, em quanto tempo você deseja realizar esse objetivo: dois, cinco, dez anos? Com essas informações já fica bem mais fácil escolher tipo de investimento pode te ajudar a alcançar esse alvo.

Perfil de investidor

Além de saber os seus objetivos, outro jeito de encontrar as opções de investimentos ideais é descobrindo o seu perfil de investidor. Nessa etapa é interessante realizar um teste disponível em corretoras de investimentos, conhecido como Suitability. Esse teste fará algumas perguntas, e então mostrará se o seu perfil investidor é Conservador, Moderado ou Arrojado.

Tipos de investimento

Em seguida, após identificar o seu perfil, é importante saber os tipos de investimentos que estão disponíveis para você. Investidores com perfil conservador têm diversas opções de renda fixa, como CDBs, Tesouro Direto, LCIs, LCAs e outros. Por outro lado, pessoas com perfil moderado e arrojado são mais abertas às opções de renda variável, como as ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos e outros.

Plataforma de investimento

Depois de todos os passos anteriores, é hora de escolher o melhor caminho para investir. Existem várias corretoras de investimento no Brasil, vale destacar que existem plataformas que cobram pelo serviço, e outras gratuitas. Hoje, os bancos digitais também oferecem opções de investimento (opens new window), e no próprio app da conta é possível começar a investir.

Buscar conhecimento é o principal caminho para começar a investir, dessa forma, é possível conseguir informações importantes, que ajudam a descobrir as melhores opções de investimentos para o seu perfil. E assim, ser possível alcançar todos os projetos que foram colocados no papel.

Esse conteúdo foi produzido pelo site:

ContaEspecialista-Logo-2 (opens new window)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP