Como começar a investir? 8 dicas valiosas


4/23/2020

Investimento

Como começar a investir? 8 dicas valiosas

Você costuma se perguntar: como começar a investir meu dinheiro? A resposta pode ser mais simples do que parece

Investir é, basicamente, colocar seu dinheiro para trabalhar para você. Isso permite que você não precise ter um segundo emprego ou trabalhar horas extras para aumentar seus ganhos, por exemplo.

Há muitas maneiras diferentes de fazer um investimento, como ações, fundos multimercado ou imóveis, entre muitos outros. Nem sempre é preciso uma grande quantia para começar, mas antes de botar a mão na massa é preciso se preparar e aumentar suas chances de ter sucesso no mundo dos investimentos.

Coloque suas finanças em ordem

Não dá para saber como começar a investir sem antes examinar as suas finanças. Isso seria como saltar no lado fundo da piscina sem saber nadar! Conheça bem o seu custo de vida, incluindo todas as suas contas fixas, dívidas de cartões de crédito e empréstimos. Tendo esse controle você saberá com segurança a quantidade de dinheiro que você tem para investir. Felizmente, muitos investimentos não requerem uma soma significativa para serem iniciados.

Faça uma reserva financeira

A reserva financeira é fundamental mesmo quando você não tem a intenção de investir, pois é ela que dará segurança a você se a situação apertar. Para o investidor, ela é muito importante pois garante que, caso os investimentos não tenham o resultado esperado, a vida continue sem grandes sobressaltos. O ideal é que sua reserva financeira contenha uma quantia que cubra o seu custo básico de vida por no mínimo 6 meses.

Aprenda Conceitos Básicos

Você não precisa ser um especialista financeiro para investir, mas precisa aprender rapidamente algumas terminologias básicas, pois assim será mais simples tomar as melhores decisões. Aprenda conceitos importantes como Selic, IPCA e FGC, e saiba as diferenças entre Ações, Títulos, Fundos Mútuos e Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

Também é indicado que você aprenda a respeito do sistema financeiro e leia livros escritos por investidores de sucesso. Leia tutoriais básicos de sites de investimento e vídeos em canais especializados no YouTube (opens new window).

Defina Metas

Depois de ter estabelecido o seu orçamento, saber quanto você irá investir e de ter aprendido o básico, é hora de definir o seu objetivo de investimento. Mesmo que todos os investidores estejam tentando ganhar dinheiro, cada um tem uma formação diversificada e possui necessidades diferentes.

O que é melhor vai depender da sua idade, posição na vida e circunstâncias pessoais. Um executivo de 35 anos e uma viúva de 75 anos, por exemplo, terão necessidades muito diferentes.

"Informe-se sobre como começar a investir em maneiras e canais variados, pois cada opinião diferente dará a você uma nova visão sobre o assunto"

Crie sua conta em uma corretora de valores

A corretora de valores, ou de investimentos como também é conhecida, intermedia a compra e venda de títulos financeiros a seus clientes. Antes de escolher a melhor corretora para você, avalie os serviços que ela oferece, as taxas e os valores, muitas delas não cobram por alguns serviços mais básicos. As corretoras são regulamentadas pela B3, então consulte as informações delas no site da bolsa (opens new window).

Crie uma conta em um banco digital

Os bancos digitais vêm crescendo no Brasil já tem algum tempo, seja pela praticidade, qualidade do serviço ou pelo preço mínimo cobrado. Se você ainda não tem uma conta em algum banco digital, agora é o momento para abrir! Quando você faz aplicações, é frequente a necessidade de fazer transferências para a corretora que cuida dos seus investimentos.

Se você possui uma conta em um banco tradicional, você é cobrado por cada transferência, o quê pode acontecer mais de uma vez por mês. Avalie os serviços oferecidos pelos vários bancos digitais que atuam no País e escolha o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Encontre seu perfil de investimento

Antes de escolher seus investimentos, é necessário descobrir quanto risco você está disposto a assumir. Sua tolerância ao risco varia de acordo com a sua idade, renda e metas financeiras. Via de regra, existem quatro perfis de investidores, que variam de acordo com a tolerância ao risco, que são, em ordem de menor para maior risco: conservador, moderado, arrojado e agressivo.

Investidores conservadores geralmente investem 70-75% de seu dinheiro em investimentos de baixo risco, como títulos de Renda Fixa, CDBs, Títulos do Tesouro. Outros diversificam, e investem uma parte em fundos conservadores e debêntures, e cerca de 15-20 % em ações. Por outro lado, muitos investidores agressivos aplicam de 80-100% de seu dinheiro exclusivamente em ações.

Rever e ajustar

Depois de estabelecer uma estratégia de alocação de ativos, rapidamente você pode achar que as suas metas mudaram ao longo do ano. Por quê? O valor dos vários títulos de sua carteira mudou. Isso pode ser modificado facilmente através do reequilíbrio, que é o processo de compra e venda de partes do seu portfólio, a fim de definir o peso de cada classe de ativos. Além disso, se sua estratégia de investimento ou tolerância ao risco mudou, você pode reequilibrar sua carteira para ajustar isso.

A maioria das pessoas pensa que investir é um processo complicado, mas se você aprender o básico, verá que esta é uma atividade muito mais fácil (e gratificante) do que você jamais pensou que poderia ser.

Lembre-se, esse é apenas um guia para te ajudar a entrar no mundo dos investimentos. Então, é muito importante que você pesquise sobre o tema mais profundamente para poder investir com segurança.

Quer saber mais sobre como começar a investir e investimentos em geral? Deixe sua sugestão ou dúvida aqui para que a gente escreva mais sobre o assunto.

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP