Como cobrar clientes que não pagam?


4/7/2020

Empresas

Como cobrar clientes que não pagam?

"Como cobrar clientes é uma das questões mais difíceis para os empreendedores em geral."

Apesar de desagradável, é uma tarefa super necessária para manter o fluxo de caixa balanceado e evitar prejuízos para sua empresa. Existem consumidores que realmente não são pontuais.

Tem ainda os que são mais esquecidos e aqueles que deixam de pagar por perda de emprego, doença na família e todo o tipo de imprevistos. Então, qual a melhor maneira de lidar com esses casos?

Pedir um sinal

Essa é uma medida preventiva e bastante útil, que vale também para médias e grandes empresas. Se o perfil do cliente já é conhecido, pode-se diminuir os riscos ao fazer a venda mediante um adiantamento.

O método não precisa ser aplicado, no entanto, a todos os consumidores, já que a medida pode causar insatisfação nos clientes que pagam em dia.

Definir datas fixas

É uma boa prática estabelecer datas fixas para o recebimento das vendas/serviços, como acontece em escolas e academias. A dica é excelente para empresas que contam com uma clientela vasta.

Escolha uma data que seja adequada à maioria dos clientes (algo como dia 10 por exemplo, visto que funcionários e aposentados recebem seus salários nesse período). Você também pode dar um prazo adicional para pagamentos sem multa, como 5 dias a mais: é uma forma de ser flexível e, caso haja a necessidade de cobrança, o cliente será menos resistente.

Controlar prazos

Acerte o momento da cobrança: não se precipite nem deixe o tempo passar livremente. Estabeleça um prazo aproximado para iniciar a cobrança, levando em conta o perfil do cliente. Como regra geral, 10 dias de atraso é o máximo de espera que pode-se suportar antes de iniciar a cobrança. Caso ofereça alguns dias de prorrogação, considere esse prazo também.

Enviar mensagens

Após esse período de espera você poderá enviar lembretes via e-mail, ligação telefônica, cartas ou mensagens privadas em aplicativos como o Messenger do Facebook. É uma forma amigável de cobrar, sem ser agressivo demais no primeiro contato.

"Guarde bem essas dicas para fazer uma cobrança mais humana, sem causar constrangimentos nem perder seus clientes."

Falar pessoalmente

Dependendo da reação do cliente ao primeiro contato, talvez seja necessária uma abordagem pessoal, convidando a pessoa a vir até a sua empresa.

Assim, quando estiver falando com seu cliente, procure manter-se calmo e educado, mas seja firme. Fale sobre a dívida somente em particular, ofereça opções de pagamento e descontos sempre que possível. Por fim, procure encerrar a conversa de forma amigável.

Cobrar on-line

É possível fazer cobranças de modo rápido, amigável, sem constrangimentos, com privacidade e muita segurança. A plataforma da QueroQuitar (opens new window) foi criada para essa finalidade: ter um processo melhor de recuperação de dívidas.

Caso a cobrança seja feita por uma equipe com discurso mais agressivo, pode-se colocar tudo a perder. Além de permanecer inadimplente, o cliente fica insatisfeito com sua empresa e mais distante de uma solução.

Usar aplicativos especializados

Existem diversos aplicativos de pagamento, como PayPal e PagSeguro, com novas opções surgindo o tempo todo. Com eles, a segurança em receber o pagamento é maior, o dinheiro da venda é depositado em sua conta e, muitas vezes, nem será preciso entrar em contato direto com o cliente.

Dessa forma, você poderá efetuar vendas a prazo com menos risco. Uma boa vantagem desses serviços é que as comissões são baixas – e vêm baixando cada vez mais – e não interferem na sua rentabilidade.

Já aplica alguma dessas dicas? Compartilhe suas experiências com outros empreendedores.

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP