Aprenda a evitar inadimplência em seu negócio


3/27/2020

Empresas

Aprenda a evitar inadimplência em seu negócio

"Evitar inadimplência é uma necessidade de muitas empresas no Brasil, visto que suas consequências podem ser catastróficas para o negócio"

Fatores como falta de capital de giro, atrasos com fornecedores e dificuldades em realizar investimentos, entre outros, podem levar à falência. Por isso, veja este post e aprenda a deixar esse problema o mais longe possível do seu negócio.

Consulte a situação do cliente

O SPC (opens new window) e a Serasa (opens new window) são cadastros de pessoas inadimplentes que servem para que as empresas possam saber se o cliente, que deseja comprar a prazo por exemplo, tem alguma dívida que não foi paga.

Se está em uma dessas listas, a pessoa tem pendências com uma ou mais empresas. E se está nessa situação, as chances de que seu negócio também não receba são maiores. Por isso é muito importante consultar o CPF do cliente e evitar dar crédito a quem possui outras contas em atraso.

Tenha um processo de cobrança

Ter um processo de cobrança bem definido ajuda a evitar a inadimplência em seu negócio, fazendo com que as dívidas não se alonguem de maneira indefinida. É importante estabelecer, por exemplo, como e em quanto tempo após o atraso inicial será feito o contato com o cliente. Outro ponto pode ser se será ou não oferecido um desconto para pagamento imediato da dívida.

Armazene todas as informações dos clientes

Ter um sistema que guarde todas as informações relevantes dos clientes é importante não apenas para melhorar seu atendimento, mas também para garantir uma análise completa do comportamento deles.

Por exemplo, imagine um cliente que costuma atrasar prestações quando o valor da compra é alto. Você pode oferecer um parcelamento mais longo, com parcelas menores ou solicitar um valor maior de entrada.

Esse tipo de decisão só é possível se você souber como o cliente se comporta. Por isso é indispensável ter um sistema atualizado e investir em tecnologia orientada a negócios e relacionamento.

"Pensar fora da caixa, mas com a devida segurança, pode ajudar a desenvolver abordagens de cobrança mais modernas, amigáveis e eficientes, diminuindo as chances das contas acabarem em atraso"

Comporte-se de forma humana

Tratar o seu cliente com empatia é essencial para construir e manter um bom relacionamento entre a empresa e seus consumidores. Imagine como você se sentiria ao receber compreensão e ajuda em um momento em que você precisa.

Um erro comum é não levar em consideração o histórico de consumo e relacionamento de um cliente. Isso gera uma frustração imediata da pessoa, que pode ter ficado inadimplente por uma situação passageira e imprevisível. Se você não tratar esse cliente de uma maneira mais próxima, pode ter certeza de que vai perdê-lo para a concorrência.

Manter uma boa relação com o cliente, mesmo em momentos difíceis, pode ser a chave para manter sua empresa saudável, com crescimento sustentável e um excelente diferencial competitivo.

Ofereça inovações que facilitem o pagamento de dívidas

Utilize ferramentas que facilitem o pagamento para quem está endividado e também busquem melhores condições de liquidação — tudo com privacidade e segurança.

Se você não sabe como conseguir tudo isso, fale com a QueroQuitar. Nossa plataforma 100% digital e amigável, pode estimular bastante as pessoas a pagar seus débitos, trazendo maior satisfação para ambas as partes.

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP