Saiba como fazer um bom empréstimo


6/8/2020

Dívidas

Saiba como fazer um bom empréstimo

Quando a situação financeira aperta, é muito comum surgir a ideia de fazer um empréstimo. Essa pode parecer a solução mais rápida e fácil no momento, mas será que é mesmo? Na pressa de resolver o problema, no calor do momento, muitas vezes a atitude tomada não era a melhor opção. Por isso, trazemos aqui algumas informações que podem ser relevantes na hora de tomar essa decisão e fazer um bom empréstimo.

Como funciona um empréstimo

Um empréstimo é quando você pega uma certa quantia de dinheiro em um banco ou agência de crédito e se compromete a pagá-la com correção de valor em determinado período de tempo. Diferente do financiamento, o empréstimo não tem finalidade específica e depende de um processo muito mais rápido para ser concedido.

Existem vários tipos de empréstimo. Pessoal, empresarial, consignado e cheque especial são alguns exemplos, cada um com suas próprias características.

Juros

Os juros são parte importante do empréstimo e devem receber muita atenção. Eles servem para que a instituição que concede o empréstimo, receba de volta o dinheiro com a correção no valor da moeda e com o lucro pela operação.

Os juros variam bastante de acordo com uma série de fatores, como por exemplo as taxas da economia do país, as políticas comerciais da instituição, o tempo de duração do empréstimo e, obviamente, quem está solicitando o empréstimo.

Empréstimo com família/amigos X empréstimo no banco

Há vantagens e desvantagens em fazer um empréstimo com familiares ou amigos. Se você tem intimidade suficiente para pedir um empréstimo a alguém que pode oferecer condições melhores que as instituições tradicionais, pode ser uma boa forma de escapar de juros altos. É fundamental se certificar que caso ocorra algum imprevisto, isso não influencie no relacionamento entre vocês.

Saiba que essa é uma opção arriscada, pois coloca em xeque a confiança entre as partes. Lembre-se que é fundamental que tudo seja esclarecido antes de fazer um empréstimo, e que o credor pode exigir garantias por meio de contrato por escrito. É importante também, se possível, determinar uma data para o pagamento, integral ou em parcelas.

A grande diferença desse tipo de empréstimo para o que você pega nas instituições financeiras, é o seu poder de barganha. Os bancos têm regras e políticas comerciais que não são tão flexíveis e isso determina o limite até onde você consegue negociar. Já uma pessoa próxima não tem os mesmos empecilhos, afinal de contas é uma pessoa física e não jurídica e por isso é mais maleável. Os prazos para o pagamento também podem ser mais longos e combinados de acordo com a sua necessidade, ou de uma forma que seja confortável para você e o credor.

"Não se esqueça, empréstimos familiares também podem ter juros."

Quando fazer um empréstimo

O empréstimo é uma boa alternativa quando você precisa quitar uma dívida que tem juros altos e abusivos, e você conseguiu uma oferta com juros mais baixos que os juros da sua dívida atual. Assim você irá fazer um bom empréstimo, trocando uma dívida cara por uma mais barata que afetará menos o seu bolso.

Também pode ser uma boa alternativa quando você faz um financiamento com juros acessíveis e que as parcelas não pesem tanto no seu orçamento mensal. Fique de olho em detalhes como o número de parcelas negociadas para o pagamento do empréstimo, taxas de serviços — além dos juros — e a diferença do valor inicial e do valor pago com a soma dos juros. Tome atitudes conscientes.

Quando NÃO fazer um empréstimo

Existem várias ocasiões em que não é aconselhado o empréstimo. A primeira delas é: não pegue empréstimo apenas para ter mais dinheiro para gastar. Você vai ter que devolver esse dinheiro, e com juros.

Também evite pegar empréstimo para comprar algo supérfluo e sem necessidade. Além de não fazer um bom empréstimo, você pode se arrepender de ter comprado algo que não precisava, ainda vai ter que lidar com as parcelas e juros que acompanharão essa compra.

Onde fazer os melhores empréstimos

Aqui na QueroQuitar nós temos uma parceria que oferece esse serviço de crédito. É uma empresa segura e de confiança, que assim como a QueroQuitar, oferece as melhores condições para você. Conheça a Geru (opens new window), uma plataforma de empréstimos 100% online.

Lembre-se sempre de pensar duas vezes antes de tomar atitudes que influenciam diretamente na sua saúde financeira. Fazer um empréstimo pode ser uma boa solução em alguns casos, mas uma coisa que pode parecer boa, nem sempre acontece como a gente espera. Por isso é importante tomar muito cuidado e avaliar todos as possibilidades antes de tomar a decisão final.

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP