Dívidas

Como resolver cheque sem fundo e nome sujo?


Os cheques podem facilitar sua vida na hora do pagamento, mas um cheque sem fundos pode sujar seu nome e criar uma grande dor de cabeça. Isso pode acontecer com todo mundo, seja por um imprevisto ou um descuido no dia em que o cheque deveria ser compensado.

Nós preparamos um passo a passo de como resolver cheque sem fundo. Aqui você vê o que deve ser feito para regularizar as pendências e limpar seu nome no Serasa ou no SPC, caso isso aconteça com você.

Localizando o cheque sem fundo

Quando um cheque é devolvido duas vezes pelo banco, o CPF do titular da conta emitente do cheque irá para o CCF — cadastro de emitentes de cheques sem fundo — e para o Serasa ou SPC. Se a conta for conjunta, os CPFs de todos os titulares serão negativados.

A primeira coisa a fazer para resolver cheque sem fundo é entrar em contato com seu banco e perguntar de qual cheque se trata. Eles informarão o número da folha, a data e o valor. Dessa forma, você poderá verificar no seu canhoto para quem entregou esse cheque.

DICA: Para saber se o seu nome está incluído no CCF, você pode ir em um dos endereços do Banco Central ou perguntar ao seu banco. Essa informação é obrigatoriamente gratuita.

Quitando os débitos e reavendo o cheque

Sabendo de qual cheque se trata, o próximo passo é entrar em contato com a pessoa ou empresa que o tem. O ideal é que você explique a situação e a resolva da maneira mais amigável possível.

Negocie a melhor maneira de quitar as pendências relativas ao valor do cheque para recebê-lo de volta.

Preparando os papéis e limpando seu nome

Com o cheque em mãos, você terá que lidar com uma pequena burocracia, mas nada complicado. Será preciso escrever uma carta e anexá-la ao cheque, informando que tudo foi quitado em relação a essa pendência.

Feito isso, o banco cobrará uma taxa que varia de instituição para instituição, pela regularização da situação. Se você tiver alguma dificuldade, o próprio funcionário do banco informará os documentos necessários para a entrega do cheque sem fundos.

Depois desse processo o banco terá 5 dias úteis para retirar seu CPF do CCF e do Serasa. Você estará amparado pelo Código de Defesa do Consumidor em relação ao prazo e à regularização do seu nome.

Resolver cheque sem fundo. Simples, não é?

Todos estamos sujeitos a isso e o importante é resolver tudo o mais rápido possível. Organize-se e preveja os problemas, para saná-los antes que aconteçam. Você pode se reorganizar e melhorar suas finanças, poupando estresse no futuro.

Como podemos ver, um cheque sem fundos causa alguns contratempos e o maior deles é o nome sujo. Porém, não é um problema sem solução.

Esperamos que este post tenha ajudado!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP