Como fazer uma renegociação e planejamento financeiro

Dívidas

Como fazer uma renegociação e planejamento financeiro

"Entra ano, sai ano e as dívidas sempre lhe acompanham? Está na hora de fazer uma renegociação e um planejamento financeiro."

Quem tem ou teve o nome incluído em listas de proteção ao crédito sabe que essa situação traz várias dificuldades para o dia a dia, como contratação de serviços e obtenção de cartão de crédito, por exemplo. Por isso, é importante sempre se preocupar em como fazer uma renegociação de dívidas, mesmo durante uma crise financeira.

Quando o seu CPF é negativado – situação popularmente conhecida como “estar com o nome sujo” – é preciso entrar em contato com a empresa credora para negociar um pagamento. Seja à vista ou em parcelas, com ou sem desconto, normalmente, as empresas são flexíveis e conseguem ajustar os pagamentos às suas necessidades.

Se você sempre escuta que precisa administrar suas finanças, mas na hora de colocar em prática encontra algumas dificuldades, vamos te ajudar. Para isso, comece fazendo uma análise geral do seu orçamento. Esse processo deve ser feito sem medo, de forma completa, clara e, sobretudo, honesta. Assim, será possível partir para os outros passos.

Corte gastos

Controlar os gastos deve ser uma prática diária para não se endividar. Dessa forma, faça um estudo sobre seus gastos para identificar cada um deles. As despesas primárias e essenciais são coisas como alimentação, contas de água, luz, despesas com a casa, etc.

Já os gastos desnecessários, e que podem ser excluídos do seu orçamento, são as saídas para bares e shoppings toda semana, comer fora de casa ou compras de objetos totalmente dispensáveis.

Após estimular seu novo orçamento por meio do corte de gastos, você terá uma ideia de quanto poderá pagar mensalmente para o seu credor. Nessa etapa você pode contar com a ajuda da QueroQuitar (opens new window) para facilitar o seu trabalho e conseguir as melhores condições de pagamento.

Faça planejamentos

Um planejamento financeiro bem estruturado, de acordo com as suas necessidades e condições, é essencial para a saúde do seu orçamento e para evitar que você se endivide.
Para isso, faça planejamentos de curto, médio e longo prazos, estabelecendo objetivos e limites para cada um deles.

Planejamentos de curto prazo são feitos para serem alcançados em um período mais curto de tempo, geralmente, em menos de um ano. Dessa forma, as metas podem ser, por exemplo, eliminar dívidas, quitar cartões de crédito ou cheque especial.

Os planejamentos de médio prazo são aqueles que são feitos para períodos entre um e cinco anos. Eles podem ser para fazer uma viagem, comprar uma casa própria ou um bem mais caro, como um carro por exemplo.

Sendo assim, os planejamentos de longo prazo são aqueles estipulados em mais de cinco anos, como educação dos filhos, fazer investimentos e poupar dinheiro para projetos futuros.

"Consulte as suas contas em atraso e, antes de fazer uma renegociação, certifique-se de que pode arcar com os pagamentos"

Importância da negociação de dívida

Imagine que você tenha recebido uma promoção na empresa e, finalmente, vai conseguir pagar o financiamento de sua tão sonhada casa própria. Você vai ao banco, leva toda a documentação necessária para análise e, na sequência, recebe a notícia que o crédito não foi aprovado por conta de um débito antigo, do qual você nem se lembra mais.

A situação chega a ser frustrante, mas a boa notícia é que mesmo que você não saiba como pagar, há diferentes caminhos que poderão te ajudar a solucionar a situação rapidamente. O primeiro passo é entrar em contato com a empresa credora para saber exatamente o valor a ser pago.

Depois, é preciso confirmar se você tem todo o dinheiro disponível para o pagamento ou se será necessário tentar fazer uma renegociação, com a finalidade de facilitar o processo ou mesmo diminuir os juros.

Como localizar a dívida

Para ter informações sobre como pagar suas dívidas, a primeira iniciativa poderá ser entrar em contato com a empresa credora. Pode ser um banco, uma loja na qual você usou o serviço de crediário ou uma conta antiga de telefone, entre outras possibilidades. Em alguns casos, pode ser que a empresa nem exista mais, então, será necessário procurar um cartório de protestos.

Uma alternativa que pode ser ainda mais fácil é acessar uma plataforma de dívidas, como a QueroQuitar, que reúne diversos credores em um só lugar. Por meio do seu CPF será possível identificar e quitar o débito. E o melhor, isso é feito pela internet e as consultas estão disponíveis a qualquer hora para você fazer tudo no seu tempo.

Por mais que existam facilidades para fazer uma renegociação de dívidas, busque manter suas finanças organizadas, traçando objetivos e estipulando limites para os seus gastos. Pode ser que você nem precise de um crédito para adquirir um bem, mas imprevistos sempre acontecem e em algum momento você precisará de um serviço que poderá ser negado por conta de restrições em seu nome.

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP