Pensando em como evitar as dívidas, nós separamos os 5 erros mais comuns entre os endividados. Veja a lista e pense se os comportamentos aplicam-se a você....
Como usar o cartão de crédito de forma inteligente
Mais de 60% da população brasileira está endividada no momento e a má utilização do cartão de crédito é um dos principais motivos para essa situação
Por isso, listamos abaixo alguns dos melhores hábitos de como usar o cartão de crédito de forma inteligente para você não fazer parte dessa estatística.
Um dos principais erros de quem tem cartão de crédito e se endivida com ele é considerar o cartão uma extensão do seu próprio salário. Por exemplo, se a pessoa tem um salário de R\( 1.500 e um limite de crédito de R\) 1.000, isso não significa que ele tenha R$ 2.500 para gastar.
Todos os seus gastos no cartão de crédito devem ser pagos com a sua renda mensal. Logo, a melhor utilização desse cartão é para gerenciar suas contas ou para ganhar os pontos do programa de fidelidade. Assim, evite estender suas compras para além do dinheiro que você ganha no mês.
Parcelamento
O parcelamento da fatura do cartão é um problema grave. Ele estica a dívida por muito tempo e ainda possibilita que altos juros sejam aplicados a esse parcelamento. Outro erro comum é o pagamento mínimo da fatura, pois muitos não sabem que isso causa cobrança de juros que serão cobrados na próxima fatura.
Saques
Evite fazer saques com o seu cartão de crédito, ainda que essa opção esteja disponível no caixa eletrônico. Esse saque é desvantajoso na maioria de situações, pois não é visto como um saque comum: ele é de um valor que “não é seu”, então é considerado um empréstimo. Portanto, há uma taxa pesada para esse saque, além da incidência de juros na hora de pagar o valor na fatura.
Quantidade de cartões
Muita gente carrega vários cartões de crédito na carteira: cartão do banco tradicional, cartão do banco digital, cartão da loja e por aí vai. E, claro, cada cartão tem uma fatura e uma anuidade diferente. A melhor maneira de administrar os cartões é limitar o seu número. O ideal é ter apenas dois cartões de crédito – um de cada bandeira.
Em relação à data de vencimento, o ideal é dividir as faturas da seguinte forma: uma delas fica no dia exatamente anterior ao do seu pagamento e a outra cerca de duas semanas após. Assim, não há um baque muito grande nas suas finanças e fica fácil de controlar o pagamento dessas duas faturas.
Nossas dicas de como usar o cartão de crédito de forma inteligente são apenas uma parte dos conteúdos que compartilhamos para uma vida financeira saudável. Veja outros artigos e compartilhe.
Anúncio