Cansado de depender do limite do cartão de crédito e de juros altos? Já ouviu falar em boleto parcelado? Leia o artigo e saiba o que é e como funciona.
Você sabe o que é o boleto parcelado?
Hoje já é possível se livrar do temido cartão de crédito e seus juros nas alturas. Como? Antes, diversas lojas disponibilizavam o antigo crediário.
Ou seja, era possível parcelar a compra por meio de um carnê, onde além da data de vencimento, já estavam embutidas taxas e juros do valor a prazo.
Com o tempo essa modalidade ficou para trás, apesar de ser usada ainda em alguns lugares. Mas atualmente surgiu no mercado uma nova maneira de parcelar as compras sem a necessidade de um cartão de crédito. O boleto parcelado.
Para entender o que é essa opção e como ela funciona continue a ler este artigo.
Afinal, o que é boleto parcelado?
Poder pagar por meio de boleto parcelado é uma alternativa muito útil para quem não possui cartão de crédito. Hoje existem sites e plataformas de pagamento que disponibilizam essa função como uma linha de crédito para compras parceladas no boleto.
O parcelamento por meio de boleto, também chamado de crediário digital, permite que o lojista receba todo o valor da venda e que o consumidor consiga dividir o pagamento em parcelas durante um período determinado.
A opção surge com o objetivo de aumentar o alcance do crédito para quem não tem conta bancária, não quer ou não possui limite no cartão de crédito.
Diferente do tradicional crediário, usado por grandes varejistas, o boleto parcelado pode ser oferecido por diversos tipos de estabelecimentos, até aqueles menores, uma vez que utilizam plataformas desenvolvidas para prestar esse tipo de serviço.
Desde lojas e comércios físicos até os que vendem online, podem se beneficiar da modalidade. Algo que trás benefícios tanto para o lojista como para o consumidor.
Anúncio
Como funciona
Para que o consumidor possa utilizar o boleto parcelado, são necessários seguir algumas regras.Veja:
- Ter 18 anos ou mais;
- Existe um limite de valor
- É preciso pré-aprovar o crédito;
- As compras em sua maioria tem cobranças de juros.
Portanto, antes de tomar a decisão de usar o boleto parcelado, compare os valores e taxas das plataformas disponíveis .
O interessante é que não é necessário comprovar renda, sendo que isso inclui os profissionais autônomos que às vezes não tem como comprovar suas rendas.
Para comprar, basta o cliente escolher os produtos ou serviços em uma loja que tenha parceria com uma das plataformas de boleto parcelado, selecionar essa opção como forma de pagamento - online ou via maquininha - e escolher a quantidade de parcelas
Por parte do lojista, este deve solicitar algumas informações ao cliente, como uma selfie da pessoa e número de celular. Depois de feita a análise de crédito que é bem rápida, o processo é finalizado.
E quanto ao parcelamento?
A quantidade de parcelas sempre será determinada conforme o valor da compra e perfil de crédito do cliente. A loja pode até informar que o parcelamento no boleto vai até 24 vezes, por exemplo, mas isso irá variar de perfil para perfil e de acordo com o valor.
Também é possível que o lojista ofereça parcelamento sem juros. Só vale lembrar que mesmo assim pode haver a cobrança de taxas, como acontece em outras modalidades de crédito.
Como é feito o pagamento do boleto parcelado?
O boleto parcelado pode ser pago tanto antes como após o vencimento. No caso de ser pago após o vencimento, o consumidor fica sujeito a multas e juros, que são calculados automaticamente, não sendo necessário solicitar uma segunda via do boleto.
É importante lembrar que, se o consumidor não fizer o pagamento, pode acabar sendo negativado nos órgãos de proteção de crédito e ficar com o nome sujo.
Outra coisa que vale a pena, é que o método é seguro. Tanto para o lojista, pois a aprovação do crédito está ligada ao perfil de renda do cliente, como para o consumidor, que dessa maneira evita o endividamento, uma vez que não se trata de um cartão de crédito, onde tem um limite disponível para utilizar como bem entender.
E esse é ponto importante. Sempre antes de entrar em novo parcelamento, pare e pense. O quanto sua renda já está comprometida com outras coisas?
Tem dívidas para acertar? Se o que irá comprar , não for uma necessidade, quite primeiro uma dívida, para depois entrar em outra.
Não sabe se tem alguma dívida? Acesse aqui de forma gratuita e veja se há alguma dívida em aberto com um dos parceiros da QueroQuitar. Se tiver, é possível fechar um acordo de maneira totalmente online com condições especiais para pagamento.
Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.
Anúncio